MAL-ESTAR NA EDUCAÇÃO: O SOFRIMENTO PSÍQUICO DE PROFESSORES EM DECORRÊNCIA DO TRABALHO

Autores

  • Paula Raianny Santos Cardoso Universidade Tiradentes
  • Lidiane dos Anjos Santos Andrade Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Professor, trabalho docente, educação, sofrimento psíquico.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar a discussão teórica e os resultados que se apresentam como fruto de uma pesquisa de iniciação científica realizada entre agosto de 2014 e julho de 2015. A problemática norteadora do estudo baseou-se na concepção do mal-estar existente na profissão docente, caracterizado pelo adoecimento e sofrimento psíquico de professores, que tem como influências as particularidades da sua profissão. Na discussão teórica sobre o tema, é apresentado um breve histórico da profissão e formação docente no Brasil, a caracterização do sofrimento psíquico decorrente do trabalho e, por fim, as vicissitudes do fenômeno do mal-estar docente. Desse modo, o objetivo da pesquisa consistiu em identificar os fatores inerentes ao trabalho docente que se relacionam com o sofrimento psíquico dos profissionais da área. Para isso, realizou-se uma revisão da literatura e das pesquisas existentes que abordam a situação em questão. Entre os resultados obtidos, foram identificados fatores denominados como escolares, organizacionais e sociais como potenciais interferências no bem-estar e na saúde do profissional da educação.

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Biografia do Autor

Paula Raianny Santos Cardoso, Universidade Tiradentes

Graduanda em Psicologia pela Universidade Tiradentes.

Lidiane dos Anjos Santos Andrade, Universidade Tiradentes

Doutoranda em Psicologia Social PUC/SP e professora pesquisadora da Universidade Tiradentes.

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Publicado

2016-05-23

Como Citar

Santos Cardoso, P. R., & dos Anjos Santos Andrade, L. (2016). MAL-ESTAR NA EDUCAÇÃO: O SOFRIMENTO PSÍQUICO DE PROFESSORES EM DECORRÊNCIA DO TRABALHO. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 3(2), 51–64. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/2839

Edição

Seção

Artigos