Uma experiência de história pública: folclore e cidadania no ensino de história

Autores

  • Ane Luise Silva Mecenas Santos Universidade Tiradentes Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Magno Francisco de Jesus Santos
  • Suyan Dionizio Alves Teles Santos

Palavras-chave:

Ensino de História. Memória. Folclore.

Resumo

nesse artigo propomos discutir o folclore como um instrumento de aproximação do aluno com sua realidade vivenciada, ou seja, como o mediador entre o conhecimento formal necessário a formação e o conhecimento informal, fortalecedor da identidade, pertinente a esfera social na qual o aluno está inserido. Trata-se de uma proposta de diálogos entre o folclore e a educação, no intuito de engendrar uma nova possibilidade de fortalecer a identidade e, principalmente, de lançar um olhar sobre a realidade vivenciada, o cotidiano do alunado. Bem como apresentar os resultados do projeto Cortejos da Memória, foi pensando em virtude da grande relevância por propiciar uma reflexão acerca dos grupos culturais tradicionais do município de São Domingos. Trata-se de uma ação que vislumbrava propiciar o estudo e registro dos saberes de personalidades anônimas da sociedade em foco, em consonância com as propostas defendidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que preconiza o reconhecimento e valorização do patrimônio imaterial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ane Luise Silva Mecenas Santos, Universidade Tiradentes Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Diretora do Museu Galdino Bicho e da Pinacoteca Jordão de Oliveira. Doutoranda em História na UNISINOS. Mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba. Licenciada e bacharel em História pela Universidade Federal de Sergipe. Pesquisadora dos grupos de pesquisa do CNPq, “Jesuítas nas Américas”, “Culturas, Identidades e Religiosidades” e “Arte, Cultura e Sociedade no Mundo Ibérico (séculos XVI a XIX)”.

Downloads

Publicado

2015-03-25

Como Citar

Santos, A. L. S. M., Santos, M. F. de J., & Santos, S. D. A. T. (2015). Uma experiência de história pública: folclore e cidadania no ensino de história. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 2(3), 51–63. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/1740

Edição

Seção

Artigos