ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SÓCIOEMOCIONAIS FOCADAS NO ENFRENTAMENTO DO ESTRESSE ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Autores

  • Igor Amaral Unit
  • Francielle Paixão Unit
  • Lenilson Trindade Unit

Resumo

O meio acadêmico se mostra um ambiente crítico, visto que apresenta vários fatores considerados estressantes. O estresse tem sido salientado de maneira significativa entre os estudantes de Enfermagem. Na literatura científica nacional, são observados poucos estudos com essa abordagem ou com métodos que se adaptem à realidade vivida pelos discentes de enfermagem. Dessa forma, este artigo tem como objetivo proposto o levantamento dos fatores desencadeantes do estresse entre acadêmicos de enfermagem e propor estratégias para o desenvolvimento de competências focadas no enfrentamento do estresse entre estudantes de enfermagem. Foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa na perspectiva de propor ações de modelagem instrucional, através da pesquisa virtual em bancos de dados científicos como Lilacs, Medline, Scielo. Pelos resultados atingidos, foram propostos planejamento sobre a necessidade de desenvolver meios confortáveis para conduzir os estudantes a vivenciar uma formação acadêmica mais saudável, favorecendo a redução de fatores estressores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Amaral, Unit

Graduando em Enfermagem pela Universidade Tiradentes

Francielle Paixão, Unit

Graduanda de Enfermagem da Universidade Tiradentes

Lenilson Trindade, Unit

Graduado em enfermagem pela Universidade Tiradentes/SE; Especialista em enfermagem do trabalho pela Universidade Gama Filho/RJ; Mestre em Biotecnologia Industrial pela Universidade Tiradentes/SE.

Downloads

Publicado

2021-04-06

Como Citar

Amaral, I., Paixão, F., & Trindade, L. (2021). ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SÓCIOEMOCIONAIS FOCADAS NO ENFRENTAMENTO DO ESTRESSE ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 6(3), 199. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/9815

Edição

Seção

Artigos