RESSOCIALIZAÇÃO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO

Autores

Palavras-chave:

Reintegração. Presidiários. Sistema Penitenciário. Marginalidade. Estado. Auxílios.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo fazer uma análise sobre o processo de reintegração dos presos no Brasil, e trazendo a seguinte pergunta: Por que é necessário que o Estado ressocialize os presidiários? A metodologia aplicada é de caráter qualitativo e interdisciplinar, estabelecendo ligações entre algumas disciplinas ou áreas de conhecimento, decorrente do auxílio de concepções realizadas por pesquisadores das áreas da sociologia, política e direito, a fim de minudenciar da melhor forma a problemática abordada. A prisão revela-se por sua prática e em seus evidentes resultados como uma frustrada ação da justiça penal. Não existe incentivo vindo do sistema penitenciário contribuindo para que os prisioneiros fiquem motivados a fazer algo que não envolva a marginalidade, trabalhos que os mesmos participam é apenas visando a possibilidade de diminuição da pena. Medidas são necessárias para resolver as adversidades, principalmente a superlotação. É possível a ressocialização; contudo, é imprescindível que o Estado colabore, prestando todos os auxílios necessários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Menezes dos Santos

Graduanda em Direito pela Universidade Tiradentes.

João Victor Pereira de Oliveira

Graduando em Direito pela Universidade Tiradentes.

Julyana Pereira Batista

Graduanda em Direito pela Universidade Tiradentes.

Fran Espinoza

PhD em Estudos Internacionais, Universidade de Deusto, Cátedra UNESCO-Deusto, Espanha; Foi Researcher Marie Curie Action, Initial Network SPBuild (Comissão Europeia) Universidade de Coimbra, Portugal; Mestre em Estudos Internacionais de Paz, Conflitos e Desenvolvimento, Universidade Jaume I, Espanha. Pós-doutorado em Políticas Públicas, Universidade Federal do Paraná, Brasil. É professor titular do Mestrado em Direitos Humanos, Universidade Tiradentes – UNIT, Sergipe, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-04-06

Como Citar

Menezes dos Santos, A. M., Pereira de Oliveira, J. V., Pereira Batista, J., & Espinoza, F. (2021). RESSOCIALIZAÇÃO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 6(3), 143. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/9312

Edição

Seção

Artigos