PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, AS TIPOLOGIAS RESIDENCIAIS NA PRODUÇÃO ECLÉTICA DE ARACAJU.SE

Autors/ores

  • Camila Rodrigues dos Santos Universidade Tiradentes - UNIT
  • Edivaldo Paula Cavalcante Tavares Universidade Tiradentes - UNIT
  • Rogério Freire Graça Universidade Tiradentes - UNIT

Paraules clau:

patrimônio, ecletismo, arquitetura residencial

Resum

O Ecletismo engloba todo o contexto fragmentário dos estilos revivalistas, que definem a produção arquitetônica do século XIX. Paralelamente, ocorre o processo de gênese urbana de Aracaju, e por esse motivo, grande parte da história da cidade foi edificado segundo os preceitos do estilo eclético. Entretanto, a produção eclética aracajuana vem sendo negligenciada, pela falta de registro e proteção, e por isso vem sendo perdida, na memória da cidade, pelo mercado imobiliário desenfreado. Portanto, o objetivo geral, do presente estudo, consiste em analisar a produção residencial eclética de Aracaju, a fim de compreender as configurações destas tipologias e dos desdobramentos do estilo na cidade. A metodologia utilizada para tal foi, a priori, desenvolvida através de pesquisa bibliográfica e documental, para a conceituação do estilo desde o contexto europeu, passando pelos desdobramentos no Brasil, até chegar nas configurações da capital sergipana. A posteriori, foi realizada uma pesquisa de campo, que originou um inventário com 60 exemplares catalogados, a partir do qual, foram tecidas as análises que originaram o presente estudo.

Descàrregues

Les dades de descàrrega encara no estan disponibles.

Biografies de l'autor/a

Camila Rodrigues dos Santos, Universidade Tiradentes - UNIT

Aluno de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIT

Edivaldo Paula Cavalcante Tavares, Universidade Tiradentes - UNIT

Aluno de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIT

Rogério Freire Graça, Universidade Tiradentes - UNIT

Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe (1998), especialista em Arte e Educação pela Faculdade São Luis de França (2007) e Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (2012) . É professor universitário da Universidade Tiradentes, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Gastronomia e História É membro do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Cultura e Identidade (PPED/NEPH/UNIT), da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE) e da Associação Sergipana de Imprensa.Atua na área com os seguintes temas: História Antiga, História Medieval, História do Brasil, História de Sergipe, História da Arte, História da Arquitetura, História do mobiliário, História da Moda, História da Gastronomia, Patrimônio Histórico, Arquivologia, Museologia, Genealogia, Cultura, memória e Educação feminina.

Publicades

2020-04-08

Com citar

Rodrigues dos Santos, C., Tavares, E. P. C., & Freire Graça, R. (2020). PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, AS TIPOLOGIAS RESIDENCIAIS NA PRODUÇÃO ECLÉTICA DE ARACAJU.SE. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 6(1), 31. Retrieved from https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/8103

Número

Secció

Artigos