O ensino primário feminino na província de sergipe (1840 – 1870)
Paraules clau:
Educação, primeiras letras, infância, gêneroResum
A infância tem suscitado interesse entre os pesquisadores das diversas áreas do saber desde a metade do século XIX, cujos estudos buscaram, entre tantos desígnios, definir e “civilizar” as crianças por meio de discursos disciplinadores educacionais, biológicos e sanitaristas. Atualmente, esse tema tem sido alvo de trabalhos que tentam vislumbrar aspectos sociais, psicológicos, antropológicos, jurídicos, entre outros. No campo do saber histórico, tal tema ganhou predileção entre os pesquisadores, principalmente pela influência da chamada Escola dos Annales, em especial, com a terceira geração, consagrando-se com a publicação da obra de Philippe Ariès História Social da Criança e da Família (1960). No Brasil, observa-se um crescente interesse pela história da infância, evidenciado pelos inúmeros trabalhos acadêmicos desenvolvidos que abordam essa temática. Esse artigo objetiva mapear alguns aspectos do processo educacional, a partir de educandas matriculadas nas Aulas de Primeiras Letras da Província de Sergipe no período compreendido entre os anos de 1840 e 1870, centrando a análise no rendimento escolar, disciplinas cursadas pelas mesmas e os apontamentos de professoras, atentando especialmente para as categorias de gênero, classe social e etnia. A pesquisa realizada contou com o financiamento do CNPq/PIBIC.