A relação entre a escrita e a funcionalidade da língua portuguesa

Autores

  • Katherine Souza Costa Nunes Universidade Tiradentes
  • Edineide Santana Universidade Federal de Sergipe
  • Marilene Batista da Cruz Nascimento Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Escrita. Gêneros textuais. Gramática. Língua.

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever a relação entre a escrita, o uso da linguagem coloquial e formal e a funcionalidade da língua; descrever a relevância dos gêneros textuais para o processo de leitura e escrita na escola, a fim de obter um ensino de Língua Portuguesa voltado para a realidade do aluno. Esta pesquisa foi realizada através de livros, revistas científicas, artigos e dissertações que ajudaram a construir o conhecimento sobre a abordagem os conteúdos gramaticais, levando-se em consideração a função da gramática e como consequência o interesse do aluno pela disciplina. A escola tradicional ainda adota o uso da gramática normativa como mecanismo de aprendizagem. Porém, é possível o estudo da gramática nos gêneros textuais aproximando a teoria à realidade do aluno. E dessa forma, melhorar a qualidade da educação formal, principalmente quanto às habilidades de leitura e escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katherine Souza Costa Nunes, Universidade Tiradentes

Graduada em Letras Português pela Unit.

Edineide Santana, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda do Curso Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de Lusófona e mestranda em Letras pela Universidade Federal de Sergipe , especialista em Didática do Ensino Superior, possui também especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas, lato sensu e licenciada em Letras Vernáculas e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Tiradentes. Atualmente é professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado da Educação , Colégio Amadeus, Colégio Águia, Colégio Pio Décimo e Colégio de Orientação e Estudos Integrados. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, Consultora Pedagógica do Exame Nacional de Ensino Médio.

Marilene Batista da Cruz Nascimento, Universidade Tiradentes

Doutoranda pelo curso de Doutorado Interinstitucional em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2012). Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (2011), possui pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia pela FANESE (2004) e graduação em Pedagogia pela Pio Décimo (2001) com habilitação em Orientação Educacional. Atua como professora da Universidade Tiradentes (Unit).

Downloads

Publicado

2015-03-25

Como Citar

Nunes, K. S. C., Santana, E., & Nascimento, M. B. da C. (2015). A relação entre a escrita e a funcionalidade da língua portuguesa. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 2(3), 75–85. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/2007

Edição

Seção

Artigos