HIPÓTESES DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA

UMA ABORDAGEM PARA EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

Autores

  • Mathyas Campos Lima Universidade Tiradentes
  • Phelippe Emanoel Guimarães Santos Universidade Tiradentes
  • Diego Silva Souza Professor da Universidade Tiradentes http://orcid.org/0000-0002-5769-9102

Resumo

A discussão sobre a forma de como contribuir para Previdência social tem gerado inúmeras dúvidas, principalmente quando se diz respeito a melhor modalidade para iniciar uma contribuição. Por conseguinte, tal questionamento reflete um anseio de boa parte da população brasileira sobre a viabilidade econômica no ponto de vista do contribuinte. Assim, partindo-se do pressuposto de adquirir os direitos previdenciários, o cidadão brasileiro que desenvolve alguma atividade de forma autônoma se questiona: devo contribuir como Microempreendedor Individual ou como Contribuinte Individual? Quanto tempo terei que contribuir para garantir minha aposentadoria? Visando tais questionamentos, este artigo mostra quais as vantagens e desvantagens dos dois tipos de contribuintes, visando o benefício da aposentadoria. Com isso, foram apresentadas as formas de contribuição das duas modalidades, para melhor entendimento do contribuinte tendo como parâmetros de discussões algumas faixas etárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mathyas Campos Lima, Universidade Tiradentes

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes

Phelippe Emanoel Guimarães Santos, Universidade Tiradentes

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes

Diego Silva Souza, Professor da Universidade Tiradentes

Doutorando em Ciências da Propriedade Intelectual pelo PPGPI-UFS, Mestre em Ciências Ambientais pelo PROF-CIAMB UFS (2018), Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes (2017), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes (2009), possui Especialização latu sensu em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário (2011). Atualmente é Professor da Universidade Tiradentes lotado na Coordenação de Ciências Contábeis, membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Ciências Contábeis (Presencial e EAD). Possui experiência também em gerenciamento financeiro e contábil, com ênfase em gestão de custos, na construção civil como projetista e orçamentista; na educação como professor do ensino profissionalizante de nível médio, como docente do ensino superior, atuando inclusive como tutor do CESAD-UFS.

Downloads

Publicado

2023-05-11

Como Citar

Campos Lima, M. ., Emanoel Guimarães Santos, P. ., & Silva Souza, D. (2023). HIPÓTESES DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA: UMA ABORDAGEM PARA EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 8(1). Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/9726

Edição

Seção

Artigos