Chega-se à suficiência em Língua Inglesa ao fim do 9º ano do Ensino Fundamental Público em Sergipe?

Fabiane Menezes lawley Santana, Fernanda Marina Bonfim Vieira, José Breno de Jesus Oliveira, Lázaro Napoleão Clímaco de Souza, Ludovico Omar Bernardi

Resumo


Este artigo analisa, comenta e identifica se os alunos, referentes às redes das escolas públicas do Estado de Sergipe são suficientes na aquisição da Língua Inglesa ao final do 9º ano do Ensino Fundamental. Valeu-se, para tanto, de estudos abordados sobre as Competências Comunicativas, que estão diretamente ligadas à aquisição de uma língua estrangeira e/ou segunda língua através de seus aspectos linguísticos, bem como de análise da construção dos currículos dessas séries do ensino fundamental, com base nas teorias dos estudiosos da área. Este estudo expõe a atual realidade dos alunos sergipanos, trazendo para a área acadêmica informações e questionamentos sobre a qualidade dos conteúdos programáticos do ensino público da rede de escolas abordada. A avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) aplicada aos alunos da rede pública Estadual de Sergipe no ano de 2011 serviu como referência para o apontamento das falhas na aquisição dessa língua estrangeira.

 


Palavras-chave


Currículos; competências; suficiência; língua inglesa; habilidades.

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