A gestão escolar no contexto participativo e democrático

  • Marilene Batista Nascimento Universidade Tiradentes
  • Lucicleide Cavalcante Ferreira
  • Raquel Pereira
Palavras-chave: Gestão Escolar. Democracia. Participação da Comunidade.

Resumo

Este artigo tem como objetivos descrever as implicações de uma gestão escolar baseada em um processo participativo, dinâmico e democrático; identificar as contribuições e os limites de uma gestão escolar baseada nos princípios da democracia para a aprendizagem dos alunos; e relacionar o sucesso da escola com a participação da comunidade. Este estudo tem relevância para a área, haja vista possibilitar a ressignificação de conhecimentos e saberes. Trata-se de uma pesquisa teórica, de cunho bibliográfico, que abordou conceitos sobre a gestão escolar embasada no contexto participativo e democrático. Percebeu-se que a escola tem o dever de educar com responsabilidade, princípios éticos para estimular a democracia e o pensamento crítico do aluno. Por fim, concluiu-se que a gestão escolar é vista em dimensões diferentes. Antes se relacionava apenas ao processo de organizar e administrar. Após a inserção da democratização e da participação da comunidade, o ato de administrar uma instituição foi além dessas fronteiras e uma gestão de sucesso promove a interação entre os diversos grupos da comunidade escolar.

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Biografia do Autor

Marilene Batista Nascimento, Universidade Tiradentes
Doutoranda pelo curso de Doutorado Interinstitucional em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2012). Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (2011), possui pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia pela FANESE (2004) e graduação em Pedagogia pela Pio Décimo (2001) com habilitação em Orientação Educacional. Atua como professora da Universidade Tiradentes (Unit).
Publicado
2014-10-27
Como Citar
Nascimento, M. B., Ferreira, L. C., & Pereira, R. (2014). A gestão escolar no contexto participativo e democrático. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 2(2), 257-265. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/1729
Seção
Artigos