A PESSOA NEGRA NO BRASIL E A DESIGUALDADE SOCIAL SOB O OLHAR DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ONU

Autores

  • Joanna Gabrielle Brandão Silva Universidade Tiradentes
  • Alicia Macedo Santana Universidade Tiradentes
  • Thiago Passos Tavares Universidade Tiradentes
  • Marlton Fontes Mota Universidade Tiradentes

Resumo

A população negra brasileira, ao longo dos anos, vem sofrendo as consequências de um processo histórico de desigualdade social desumana, consequência dos males da escravidão. A pesquisa se propõe a responder a seguinte questão: como o ODS nº 10 da Agenda 2030 da ONU pode ser juridicamente decisivo para garantir a verdadeira cidadania aos negros no Brasil e ajudar no combate à desigualdade social? A resposta ao questionamento proposto, o presente trabalho tem como objetivo geral compreender o processo histórico de desigualdade social da pessoa negra no Brasil e seus reflexos sociojurídicos, e como objetivo específico, busca analisar a proposta de Objetivo de Desenvolvimento 10 da Agenda 2030 da ONU para a redução da desigualdade social com a pessoa negra no Brasil. Por meio de uma investigação qualitativo-quantitativa, de natureza exploratória e descritiva, utilizando o método bibliográfico, com acesso à informação digital, pretende-se apresentar a solidez teórica necessária para o desenvolvimento dos objetivos propostos para a investigação. O resultado mostra que os índices de desenvolvimento social para combater a desigualdade que atinge, principalmente, a população negra, são baixos se comparados aos de países em desenvolvimento. É conclusivo que a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou dezessete medidas a serem tomadas por todos os países envolvidos, denominando-as como "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" e, nessa proposta, o Brasil deve minimizar os efeitos nocivos das desigualdade. que afeta positivamente a população negra, como prática para a necessária inclusão cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joanna Gabrielle Brandão Silva, Universidade Tiradentes

Acadêmica de Direito pela Universidade Tiradentes

Alicia Macedo Santana, Universidade Tiradentes

Graduação em Direito pela Universidade Tiradentes

Thiago Passos Tavares, Universidade Tiradentes

Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes. Especialista em Direito Público pela Estácio de Sá. Bacharel em Direito da Univeridade Tiradentes.  Pós-Graduado em Administração Pública Municipal da Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Estácio de Sá - FASE. Graduado em Gestão Pública pela Unit.

Marlton Fontes Mota, Universidade Tiradentes

Doutorado em Educação pela Universidade Tiradentes

Downloads

Publicado

2023-12-15

Como Citar

Brandão Silva, J. G., Macedo Santana, A., Tavares, T. P., & Fontes Mota, M. (2023). A PESSOA NEGRA NO BRASIL E A DESIGUALDADE SOCIAL SOB O OLHAR DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ONU. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 8(2), 74–85. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/11075

Edição

Seção

Artigos