INTERVENÇÕES PSICOEDUCATIVAS NO CONTEXTO DA SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA
Resumo
A psicoeducação como ferramenta interventiva tem uma importante função na prevenção de doenças e promoção de saúde, causando repercussões imediatas e a longo prazo na vida dos/as pacientes. O objetivo do presente estudo foi discutir sobre a utilização da psicoeducação como recurso interventivo no contexto da saúde. Para tanto, o método utilizado para a apuração dos dados foi através do aprofundamento exploratório. A pesquisa dos dados se deu por meio de publicações eletrônicas nas bases de dados Scielo, Lilacs, Pubmed e artigos de periódicos pertinentes à pesquisa, nos idiomas Portugues e Inglês, com base nos descritores Psicoeducação; Intervenção e Saúde mental. O estudo evidenciou que a psicoeducação auxilia o indivíduo a desenvolver pensamentos e comportamentos mais adaptativos sobre as pessoas e o mundo, isso posto, relaciona-se ao maior conhecimento que o paciente adquire sobre seu diagnóstico, sintomas e consequências manifestadas em sua vida, possibilitando também alternativas mais racionais de enfrentamento durante a crise e o tratamento. Em conclusão, revela-se a importância da psicoeducação como prática interventiva no contexto da saúde, tanto para o paciente, quanto para o profissional de saúde, destacando-se em intervenções em diagnósticos, com pacientes, familiares e cuidadores. Por fim, o dinamismo das diferentes formas de elaboração de uma psicoeducação possibilita um amplo repertório de informações com diferentes metodologias, assim alcançando um número maior de pessoas, muitas vezes não contemplados em outras formas de intervenção.