FLUXO DE ATENDIMENTO NO RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA EM UM SERVIÇO DE REFERÊNCIA DE SERGIPE

Autores

  • Joathan Borges Ribeiro Universidade Tiradentes
  • Clarissa Lima Franco Secretaria Estadual de Saúde

Palavras-chave:

Rastreamento, Câncer de mama, Saúde da mulher.

Resumo

Introdução: O câncer de mama é a neoplasia mais frequente na população feminina. No mundo, o aumento das taxas de mortalidade decorrentes da doença está em constante elevação, com exceção apenas dos países desenvolvidos. Objetivo: Objetiva-se com o estudo explanar e disseminar acerca do fluxo de atendimento para rastreamento no diagnóstico de câncer de mama em um serviço de referência de Sergipe. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência resultante da vivência de um acadêmico de enfermagem da Universidade Tiradentes, em um serviço de referência para atenção à saúde da mulher, por meio de estágio extracurricular. Resultados e discussões: O serviço referência para o diagnóstico do câncer de mama do estado de Sergipe conta com exames de imagem e consultas especializadas além de um fluxograma do qual será dissertado durante o trabalho. Conclusão: É notório a importância do serviço mencionado para o rastreamento do câncer de mama em Sergipe como também a relevância do estabelecimento de um fluxo de atendimento a essa pacientes na otimização do diagnóstico precoce e encaminhamento das mesmas pela rede de atenção à saúde, evitando assim um tratamento tardio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Joathan Borges Ribeiro, Universidade Tiradentes

Discente de Enfermagem

Clarissa Lima Franco, Secretaria Estadual de Saúde

Enfermeira Graduada pela Universidade Tiradentes

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. 2. ed. – Brasília/DF, 2013.

GULNAR, A. S. et al. Detecção precoce do câncer de mama no Brasil: dados da Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Rev Saude Publica. 2017; 51 Supl 1:14s.

PORTO, M. A. T; TEIXEIRA, L. A; SILVA, R. C. F. Aspectos Históricos do Controle do Câncer de Mama no Brasil. Revista Brasileira de Cancerologia. V. 59, n.3, p. 331-339, 2013.

SERGIPE. Agência Sergipe de notícias. Câncer de mama: 450 novos casos poderão surgir em Sergipe até o final de 2017. Disponível em: < http://www.agencia.se.gov.br/noticias/saude/cancer-de-mama-450-novos-casos-poderao-surgir-em-sergipe-ate-o-final-de-2017>. Acesso em 02 de fev 2018.

ROCHA, R. D. et al. Passo-a-passo da core biópsia de mama guiada por ultrassonografia: revisão e técnica. Radiol Bras. 2013 Jul/Ago; V.46, n.4, p.:234–241.

TRALDI, M. C. et al. Demora no diagnóstico de câncer de mama de mulheres atendidas no Sistema Público de Saúde. Cad. Saúde Colet., 2016, Rio de Janeiro, V.24, n. 2, p.: 185-191.

Publicado

2018-10-17

Como Citar

Ribeiro, J. B., & Franco, C. L. (2018). FLUXO DE ATENDIMENTO NO RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA EM UM SERVIÇO DE REFERÊNCIA DE SERGIPE. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 5(1), 127. Obtido de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/5359

Edição

Secção

Artigos