FLUXO DE ATENDIMENTO NO RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA EM UM SERVIÇO DE REFERÊNCIA DE SERGIPE

Auteurs-es

  • Joathan Borges Ribeiro Universidade Tiradentes
  • Clarissa Lima Franco Secretaria Estadual de Saúde

Mots-clés :

Rastreamento, Câncer de mama, Saúde da mulher.

Résumé

Introdução: O câncer de mama é a neoplasia mais frequente na população feminina. No mundo, o aumento das taxas de mortalidade decorrentes da doença está em constante elevação, com exceção apenas dos países desenvolvidos. Objetivo: Objetiva-se com o estudo explanar e disseminar acerca do fluxo de atendimento para rastreamento no diagnóstico de câncer de mama em um serviço de referência de Sergipe. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência resultante da vivência de um acadêmico de enfermagem da Universidade Tiradentes, em um serviço de referência para atenção à saúde da mulher, por meio de estágio extracurricular. Resultados e discussões: O serviço referência para o diagnóstico do câncer de mama do estado de Sergipe conta com exames de imagem e consultas especializadas além de um fluxograma do qual será dissertado durante o trabalho. Conclusão: É notório a importância do serviço mencionado para o rastreamento do câncer de mama em Sergipe como também a relevância do estabelecimento de um fluxo de atendimento a essa pacientes na otimização do diagnóstico precoce e encaminhamento das mesmas pela rede de atenção à saúde, evitando assim um tratamento tardio.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Joathan Borges Ribeiro, Universidade Tiradentes

Discente de Enfermagem

Clarissa Lima Franco, Secretaria Estadual de Saúde

Enfermeira Graduada pela Universidade Tiradentes

Références

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. 2. ed. – Brasília/DF, 2013.

GULNAR, A. S. et al. Detecção precoce do câncer de mama no Brasil: dados da Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Rev Saude Publica. 2017; 51 Supl 1:14s.

PORTO, M. A. T; TEIXEIRA, L. A; SILVA, R. C. F. Aspectos Históricos do Controle do Câncer de Mama no Brasil. Revista Brasileira de Cancerologia. V. 59, n.3, p. 331-339, 2013.

SERGIPE. Agência Sergipe de notícias. Câncer de mama: 450 novos casos poderão surgir em Sergipe até o final de 2017. Disponível em: < http://www.agencia.se.gov.br/noticias/saude/cancer-de-mama-450-novos-casos-poderao-surgir-em-sergipe-ate-o-final-de-2017>. Acesso em 02 de fev 2018.

ROCHA, R. D. et al. Passo-a-passo da core biópsia de mama guiada por ultrassonografia: revisão e técnica. Radiol Bras. 2013 Jul/Ago; V.46, n.4, p.:234–241.

TRALDI, M. C. et al. Demora no diagnóstico de câncer de mama de mulheres atendidas no Sistema Público de Saúde. Cad. Saúde Colet., 2016, Rio de Janeiro, V.24, n. 2, p.: 185-191.

Téléchargements

Publié-e

2018-10-17

Comment citer

Ribeiro, J. B., & Franco, C. L. (2018). FLUXO DE ATENDIMENTO NO RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA EM UM SERVIÇO DE REFERÊNCIA DE SERGIPE. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 5(1), 127. Consulté à l’adresse https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/5359

Numéro

Rubrique

Artigos