ANATOMIA REGIONAL E FUNCIONAL DOS NERVOS CRANIANOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Auteurs-es

  • Willyan Douglas de Melo Felix FITS
  • Danilo Valter Gomes Peixoto FITS
  • Diana Ramos Cavalcanti FITS
  • Jullyane Beatriz Gomes de Lima FITS
  • Lara Milena de Carvalho Santos FITS
  • Maria de Jesus Amancio Bezerra Santos FITS
  • Rosana Vidal Maciel FITS
  • Wagner Gonçalves Horta FITS

Résumé

INTRODUÇÃO: Na área da neurologia, os pares de nervos cranianos são de fundamental importância no mecanismo de evolução do ser humano. Ao todo, são 12 pares de nervos e eles estão intimamente ligados à manutenção da vida e aos distúrbios sensoriais, motores e da consciência que o indivíduo pode apresentar durante o processo de nascimento, crescimento, desenvolvimento e senilidade. OBJETIVOS: Abordar as questões morfológicas e funcionais dos 12 pares de nervos cranianos e entender sua correlação com a homeostase e as patologias mais evidentes. MÉTODOS: Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa da literatura, a partir da pergunta condutora: “Qual é a origem real, aparente, o trajeto, a função e a relação com a clínica dos doze pares de nervos cranianos?”. Foram utilizados os descritores: “nervos cranianos”, “morfologia”, “funcionalidade” e "anatomia dos nervos" para localização dos artigos nas bases de dados. Foram incluídos livros virtuais e físicos, além de artigos em português e inglês publicados de 2014-2021 e excluídos estudos do tipo carta. Foi utilizada a estratégia snowball para captação de novas evidências. DISCUSSÃO: A palavra nervos é definida como um conjunto de de fibras nervosas que está em união a partir do tecido conjuntivo denso e organizadas em feixes que são responsáveis por transmitir o impulso nervoso. Da escala micro à macro, os doze pares de nervos cranianos partem do encéfalo com o objetivo de conectar-se a órgãos do sentido e músculos, principalmente do crânio. CONCLUSÃO: Neste estudo, foi constatado que os nervos cranianos estão relacionados às respostas a determinados estímulos, além de algumas patologias envolvidas. Após o nascimento, reflexos primitivos têm um tempo certo para aparecer e sumir, e caso haja a permanência, por exemplo, após o período correto, tal fato indica alterações que precisam ser investigadas. Em caso de traumas como o TCE, escalas servem para avaliar o grau de comprometimento desses nervos e a sua relação com a efemeridade da vida. Dessa forma, o corpo humano é visto como uma máquina perfeita e os doze pares de nervos são responsáveis por manter ou não esse equilíbrio.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Willyan Douglas de Melo Felix, FITS

Graduação em andamento em Medicina pela Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes (FITS). Participou da Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade da Faculdade Tiradentes (LASFC-FITS), no período entre 2020-2022. Desenvolveu o projeto de extensão intitulado "Ambulatório LGBT de Jaboatão dos Guararapes: construindo caminhos para o fortalecimento da universalidade, integralidade e equidade", no ano de 2021. Desenvolve o projeto de extensão intitulado "Como vai sua pele? - Fotoeducação para prevenção do Câncer de Pele nos Agentes Comunitários de Saúde do Município de Jaboatão dos Guararapes", no ano de 2022. Foi estagiário voluntário na Campanha de Vacinação contra a Covid-19 pela Secretaria Municipal de Saúde de Jaboatão (2021). Atualmente, é membro fundador e Presidente da Liga Acadêmica de Dor e Emergências Médicas (LADEM-PE). Exerce, também, a função de Monitor da disciplina de Habilidades Clínicas I (2022.1), assim como é vice-representante de turma (2022) e membro acadêmico do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - AcCBC (2022-2024). Desde 2019, atua na Atenção Primária Básica (Unidade de Saúde da Família Guararapes 1, Jaboatão-PE). Áreas de pesquisas afins: Modelos experimentais e cirurgia aplicada.

Téléchargements

Publié-e

2022-07-21

Comment citer

Douglas de Melo Felix, W., Valter Gomes Peixoto, D., Ramos Cavalcanti, D., Beatriz Gomes de Lima, J., Milena de Carvalho Santos, L., de Jesus Amancio Bezerra Santos, M., … Gonçalves Horta, W. (2022). ANATOMIA REGIONAL E FUNCIONAL DOS NERVOS CRANIANOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - PERNAMBUCO, 5(1), 83. Consulté à l’adresse https://periodicos.set.edu.br/unitsaude/article/view/10914

Numéro

Rubrique

Artigos