Gênero e Mídia: Um olhar sobre a mulher idosa em narrativas fílmicas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2012v1n1p17-29Palavras-chave:
Mulher Idosa, Cinema, Mídia, Representação, SociedadeResumo
O proposto deste texto é uma observação do cinema como mediador de representações em torno das identidades culturais de mulheres idosas. A partir de aportes teóricos de autores como Alda Motta, Ana Amélia Camarano, Anthony Seeger, Edgar Morin, Guita Debert, Lucia Santaella, Simone de Beauvoir entre outros, será realizado um estudo tendo como centro as protagonistas de dois filmes da cinematografia brasileira: Central do Brasil e Depois daquele baile. A discussão se dá em torno de questões de representações das identidades culturais brasileiras de Dora e Doris, atentando para como elas se relacionam afetivamente e socialmente por serem mulheres que inovam, participam e acompanham os avanços da sociedade. Observar as obras fílmicas é viável porque filme é uma reconstrução da realidade e o cinema torna os indivíduos testemunhas da ação ali representada.