ANÁLISE DE FATORES MOTIVACIONAIS EM COLABORADORES: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Autores

  • Flávio Monteiro Hora Neto Aluno de graduação em Administração pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe – FANESE.
  • Rodrigo César Reis de Oliveira Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia – UFBA; Professor do curso de Administração da Universidade Tiradentes – UNIT; Professor da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe – FANESE.
  • Antonio Karlos Araújo Valença Graduado em Engenharia de Produção pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe – FANESE); Mestrando em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Palavras-chave:

Motivação, Organização, Colaboradores, Qualidade de Vida

Resumo

A motivação dos colaboradores é uma das principais preocupações para gestores, líderes e profissionais de recursos humanos, portanto faz-se necessário analisar as condições necessárias para desempenhar com eficácia, suas tarefas, de modo que a organização saia ganhando. É importante ter colaboradores motivados para um bom funcionamento da empresa, colocando este fator como grande contribuição na sobrevivência e no sucesso de uma organização, podendo influenciar nos resultados das organizações tanto positivamente, quanto negativamente. Diante disso, o presente artigo analisou a motivação dos colaboradores de uma empresa no ramo de alimentos no município de Nossa Senhora do Socorro/Sergipe que trabalha com distribuição produtos alimentícios para todo o estado de Sergipe. Para tanto, realizou-se uma adaptação do modelo de avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) proposto por Walton (1973), bem como levantamento bibliográfico, documental e uma pesquisa aplicada a 50 colaboradores da empresa. Justifica-se esse trabalho, pois a motivação organizacional é fundamental para o sucesso de uma organização e o bem-estar pessoal de seus colaboradores, otimizando assim, a qualidade de vida no trabalho. Portanto, pode-se dizer que a motivação é o combustível essencial para a produtividade dentro da organização. Os colaboradores precisam estar sempre motivados para contribuírem no desempenho da organização e no alcance de seus objetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-08-30

Como Citar

Neto, F. M. H., Oliveira, R. C. R. de, & Valença, A. K. A. (2018). ANÁLISE DE FATORES MOTIVACIONAIS EM COLABORADORES: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 4(3), 107. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/6022

Edição

Seção

Artigos