O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REALIDADE NECESSÁRIA

Autori

  • Nereida Costa Nascimento Silva Pós-graduanda do curso Novas Tecnologias Educacionais pela Universidade Tiradentes – UNIT.

Parole chiave:

Mudanças educacionais, novas tecnologias, processo evolutivo, processo de ensino e aprendizagem e conhecimento.

Abstract

A educação tem dado bastantes sinais de que a escola de 1960 não possui mais espaço na atual conjuntura educacional em que se encontram o Brasil e o mundo, pois havia um papel pré-estabelecido e indiscutível de que a escola era o local próprio para que se passasse conhecimento, sendo este algo pré-determinado e sob o poder único dos professores e dos gestores educacionais e escolares. Sendo assim, dentro desse processo evolutivo da educação, deparamo-nos com uma escola que passou a ser questionada e esse questionamento passou a inquietar seus atores principais, ou seja, alunos e professores que, através de batalhas e desentendimentos diários, buscam respostas para as dúvidas que surgiram em um ambiente em que só havia certezas. Para tanto, as novas tecnologias como o uso de datashows, notebooks, lousas inteligentes, como suporte de livros e cadernos dizem muito sobre a nova roupagem que faz parte do ambiente educacional atualmente. Não é uma questão de substituição, mas uma realidade de coexistência que tem se tornado cada vez mais presente e que mais do que isso, tem contribuído para uma transformação no que se conhecia como aprender e ensinar. O mesmo acontece com o uso das redes sociais como ferramentas de comunicação, de aproximação entre alunos e professores e de disseminação de um conhecimento que há muito tempo deixou de estar engessado nos livros e quadros-negros. Dessa forma, o uso das novas tecnologias no ambiente educacional aparece como o corpus da discussão que o artigo ora apresentado se compromete a fazer, trazendo à luz do conhecimento a trajetória das escolas desde meados do século XX, o surgimento da necessidade de uma renovação na educação, um comparativo das tecnologias utilizadas ontem e hoje bem como os prós e os contras do uso daquilo que é considerado como nova tecnologia dentro de sala de aula em prol de uma aprendizagem mais próxima do atual contexto de transformações educacionais que nos cerca.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2017-05-25

Come citare

Silva, N. C. N. (2017). O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REALIDADE NECESSÁRIA. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 3(3), 59. Recuperato da https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/4370

Fascicolo

Sezione

Artigos