FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE RISCOS NA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Maria da Conceição Dantas Dinizio Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Tiradentes – UNIT (2015); Pós-graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNIT.
  • Paulo Eduardo Silva Martins Doutor em Ciência do Solo – UNESP; Mestre em Ciência do Solo – UNESP (2011); Especialista em Gestão e Manejo Ambiental na Agroindústria – UFLA (2010); Graduado em Engenharia Ambiental – UNIT (2008); Professor Titular da Universidade Tiradentes e Coordenador do Curso de Engenharia Civil – UNIT.

Resumo

Este estudo traz uma análise sobre a gestão de risco nos processos de trabalho, abordando as ferramentas de gerenciamento de riscos no campo da Engenharia de Segurança do Trabalho, especificamente as metodologias: Análise Preliminar de Riscos (APR), Hazard and Operability Studies (HAZOP) e a Fail Mode & Effect Analysis (FMEA) ou Análise de Modos de Falha e Efeitos (AMFE), sendo estas ferramentas que contribuem para reduzir os riscos de acidentes no ambiente laboral. O procedimento metodológico utilizado foi a revisão de literatura, por meio de levantamento bibliográfico em estudos nacionais e internacionais que abordam o tema em análise. O pressuposto básico desse estudo parte do entendimento de que o bem estar no trabalho se arrola a diversas questões, sobretudo as ambientais, físicas, comportamentais e interpessoais, como pontos essenciais para garantir a segurança e promover a saúde no trabalho. O estudo revelou que o investimento em ferramentas diferenciadas de gestão de risco traz para a empresa prevenção e controle dos riscos, sem comprometer os rendimentos das empresas, mas sim tornando o ambiente laboral mais proativo e seguro, à medida que permite alterar fatores negativos que impactam o resultado operacional e sua lucratividade. Promovendo, dessa forma, melhoria contínua no ambiente organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-06-10

Como Citar

Dinizio, M. da C. D., & Martins, P. E. S. (2020). FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE RISCOS NA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 5(3), 83. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/8908

Edição

Seção

Artigos