ASPECTOS INOVADORES DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO NO CICLO III EM SERGIPE

Autors/ores

  • Gabriel Silva das Virgens Graduado em Administração pela Universidade Federal de Sergipe – UFS (2017).
  • Maria Conceição Melo Silva Luft Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2009); Professora do mestrado – PROPADM e da graduação – DAD em Administração da Universidade Federal de Sergipe – UFS; Trabalha temáticas ligadas a gestão da tecnologia da informação e inovação nas organizações.
  • Maria Elena Leon Olave Doutor e Mestra em Engenharia de Produção Pela Escola Politécnica da USP; Professora do Mestrado – PROPADM e de Graduação – DAD em Administração da Universidade Federal de Sergipe; Trabalha temáticas ligadas a pequenas empresas e empreendedorismo e Inovação.
  • Larissa Soares de Queiroz Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Administração – PROPADM da Universidade Federal de Sergipe – UFS (2017).

Paraules clau:

Inovação, Programa Agente Local de Inovação, Práticas de Inovação.

Resum

Considerando a participação das Micro e Pequenas empresas (MPE) na economia brasileira e a especificidade do contexto em que elas atuam, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolveu o Programa Agente Local de Inovação (ALI). Por meio da atuação do agente local de inovação o programa identifica o grau de inovação das micro e pequenas empresas. Para tanto, o presente estudo tem como objetivo analisar práticas de inovação nas micro e pequenas empresas participantes do Programa Agentes Locais de Inovação em Sergipe no ciclo III (2014/2016). Sendo fundamentada a literatura sobre Inovação, Modelos de Inovação, Inovação nas Micro e Pequenas Empresas e as Ferramentas da Inovação, dando destaque ao Radar da Inovação. Procedeu-se uma pesquisa de carácter descritivo-exploratório em que foi utilizada a abordagem survey, aplicando-se junto aos agentes locais de inovação (ALIs) participantes do Ciclo III. Além disso, os artigos científicos por eles escritos ao final do programa foram analisados com intuito de identificar as ações que foram desenvolvidas. Conclui-se que a experiência vivenciada pelo agente local de inovação, no momento de participação no programa ALI em um processo de pesquisa-ação, foi relevante para identificação e fomento de aspectos e práticas inovadoras.

Descàrregues

Les dades de descàrrega encara no estan disponibles.

Publicades

2018-08-30

Com citar

Virgens, G. S. das, Luft, M. C. M. S., Olave, M. E. L., & Queiroz, L. S. de. (2018). ASPECTOS INOVADORES DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO NO CICLO III EM SERGIPE. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 4(3), 87. Retrieved from https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/6020

Número

Secció

Artigos