O PAPEL DO EDUCADOR COMO FORMADOR DO SUJEITO SOCIAL NO PENSAMENTO DE ALFRED ADLER
Mots-clés :
Escola. Educador. Sujeito Social.Résumé
A educação e, em especial o papel do educador, sempre constituiu interesse de pesquisa seja por parte dos filósofos (que iniciaram seus debates pedagógicos desde o século IV a.c.) seja por parte dos sociólogos e psicólogos que iniciaram seus debates a partir do século XIX. E ainda hoje a apaixonante tarefa do educador continua sendo campo de amplo interesse dos pesquisadores. Todos, ao seu modo e falando de seus próprios púlpitos, estão de acordo em relacionar de forma direta a educação (e o papel do educador, portanto) e a formação e desenvolvimento da dimensão social do sujeito. Se este processo se inicia na família, é bem verdade que é na escola que ele atinge seu momento culminante graças à capacidade que esta possui de lidar com o indivíduo em todas as suas dimensões que o farão de fato um ser humano. Deste tema Alfred Adler tratou de forma direta, dando-lhe especial atenção por entender que é no processo educacional escolar que a pessoa se desenvolve como sujeito social capaz de convivência e cooperação. Para desenvolver esta pesquisa em torno ao pensamento educacional de Adler, fizemos acurada leitura de suas obras principais, buscando nestas a construção deste texto.Téléchargements
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Publié-e
2017-11-29
Comment citer
Nogueira, E. M., & Santos, P. B. dos. (2017). O PAPEL DO EDUCADOR COMO FORMADOR DO SUJEITO SOCIAL NO PENSAMENTO DE ALFRED ADLER. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 4(1), 95. Consulté à l’adresse https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/5077
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