A FORMAÇÃO EM LIBRAS NO BRASIL NA ATUALIDADE

Auteurs-es

  • Patrícia Modesto Matos Pós-graduanda em Psicopedagogia e Educação Inclusiva pela Universidade Tiradentes (2016). Graduação em Psicologia pela Unit (2014). Professora do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Paripiranga/BA. Psicóloga voluntária no Projeto Reca em Simão Dias/SE.
  • Kathia Cilene Santos Nascimento

Mots-clés :

Libras, legislação, graduação, pós-graduação.

Résumé

Este estudo aborda a formação em Libras na atualidade, aborda seu processo histórico, desde a Europa até o Brasil e enfatiza as conquistas sociais através da legislação vigente que garante o direito do surdo em nosso país, especificamente na educação. Objetivou–se realizar um panorama sobre a quantidade de cursos ofertados em Libras nas Instituições de Ensino Superior (IES). Além de apresentar as legislações vigentes que fomentam a Libras no Brasil; Caracterizar a importância do Prolibras (Exame Nacional para Certificação de Proficiência no Ensino da Língua Brasileira de Sinais) no exercício das funções de professor, de instrutor, de intérprete e tradutor de Libras, principalmente no contexto educacional. A metodologia adotada para a realização deste estudo foi uma coleta de dados com base no método quantitativo associada a uma revisão bibliográfica. Diante do exposto, esse estudo pretende, através de diferentes autores e baseado na legislação brasileira, expor a formação em Libras no Brasil na atualidade, seja na graduação ou na pós-graduação.

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Publié-e

2017-05-25

Comment citer

Matos, P. M., & Nascimento, K. C. S. (2017). A FORMAÇÃO EM LIBRAS NO BRASIL NA ATUALIDADE. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 3(3), 79. Consulté à l’adresse https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/4372

Numéro

Rubrique

Artigos