CORPO, DEFICIENCIA E ESCOLA: A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM CONTEXTO

Autores/as

  • Elizângela Fernandes Ferreira Santos Diniz Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Bacharel e Licenciada em Educação Fìsica (UFV) Docente do curso de Educação Física na Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC). Coordenadora do Laboratório de Estimulação Psicomotora (LEP) na Universidade Federal de Viçosa (UFV).
  • Jaqueline Salgado Lopes Mestre em Educação Física UFV/UFJF. Bacharel e Licenciada em Educação Física (UFV). Professora do Curso de Educação Física da Fupac/Ponte Nova. Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ponte Nova.
  • Joel Alves Rodrigues Doutorando em Educação Física UFV/UFJF. Mestre em Educação Física UFV/UFJF. Bacharel e Licenciada em Educação Física (UFV). Professor do Curso de Educação Física da Fupac/Ponte Nova. Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ponte Nova
  • Samuel Gonçalves Pinto Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil (2015). Bacharel e Licenciado em Educação Física. Licenciado em Pedagogia. Coordenador e Professor do Curso de Educação Física da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ponte Nova, Brasil.
  • Daniel Pinto Neves Mestre em Educação pela Universidade de Jaén. Graduado em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) - Caxambu/MG. Professor da Universidade Tiradentes (UNIT)

Palabras clave:

Educação Física Escolar, Corpo e Deficiência.

Resumen

A inclusão social tem influenciado o contexto educacional, sendo uma das responsáveis pela reformulação do processo de escolarização das pessoas com deficiência, desencadeando discussões no âmbito das políticas públicas de educação, recentemente orientadas pela perspectiva da inclusão Percebe-se ao longo do texto que a legislação brasileira vem construindo leis e decretos que permitam assegurar a inclusão de alunos com deficiência ao ensino regular. Entretanto, somente criar legislações não é o suficiente, é possível identificar nos estudos consultados que há uma carência na formação docente para trabalhar com esse público em específico. Na Educação Física escolar, não é diferente, vários estudos apontam a necessidade de uma formação continuada, acerca das deficiências, mas não basta somente compreender a deficiência, mas sim, como passar o conteúdo da disciplina ao meio de tanta diversidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-10-01

Cómo citar

Diniz, E. F. F. S., Lopes, J. S., Rodrigues, J. A., Pinto, S. G., & Neves, D. P. (2019). CORPO, DEFICIENCIA E ESCOLA: A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM CONTEXTO. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 5(2), 133. Recuperado a partir de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/7918

Número

Sección

Artigos