GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM RECURSOS HÍDRICOS (SUBTERRÂNEOS): UMA PROPOSTA COM USO DO PMBOK

Autores/as

  • Daniela Dantas de Menezes Ribeiro Universidade Tiradentes Universidade Federal da Bahia

Palabras clave:

Gerenciamento de projetos, águas subterrâneas, PMBOK, projeto Canvas

Resumen

O presente artigo tem como objetivo aplicar os processos apresentados no PMBOK na elaboração e gerenciamento de projetos sobre águas subterrâneas no Estado de Sergipe. A água subterrânea consiste em uma importante reserva hídrica, com ocorrência abaixo da superfície terrestre, ocupando os poros e vazios entre os grãos das rochas sedimentares e fraturas de rochas maciças, sendo armazenadas  em  reservatórios  denominados  aquíferos. A Lei Federal n°  9433/97(BRASIL,  1997)  instituiu  a Política  Nacional  de Recursos Hídricos e o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos, e possui como seus instrumentos o Sistema  Nacional  de Informações sobre Recursos Hídricos e a Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos. Esses instrumentos possuem significativa importância na gestão  dos  recursos  hídricos  subterrâneos,  uma  vez  que  requer  para  suas aplicações,  estudos  de  caracterização  do  sistema  aquífero visando um melhor aproveitamento do reservatório de acordo com seus diferentes usos (abastecimento humano, industrial e irrigação). A abordagem metodológica contempla os seguintes processos com base no PMBOK: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. Em projetos de gerenciamento de recursos hídricos a combinação desses processos é aplicável, com prazos e atividades definidos no cronograma em constante interação no gerenciamento integrado do projeto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniela Dantas de Menezes Ribeiro, Universidade Tiradentes Universidade Federal da Bahia

Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente da Universidade Estadual de Feira de Santana(UEFS). Estudante do doutorado em Geologia da Universidade Federal da Bahia, nas linhas de pesquisa: Geologia Ambiental e Hidrogeologia de aquíferos granulares, cársticos e fissurais. Estudante do MBA em Gestão de Projetos da Universidade Tiradentes. Possuo experiência na área de Geotecnologias Aplicadas e Gerenciamento de Projetos Geoambientais, atuando nos temas: modelagem de vulnerabilidade à contaminação dos recursos hídricos subterrâneos; potencial de ocorrência de água subterrânea; cartografia hidro/geológica e modelagem 3D.

Publicado

2016-09-01

Cómo citar

Ribeiro, D. D. de M. (2016). GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM RECURSOS HÍDRICOS (SUBTERRÂNEOS): UMA PROPOSTA COM USO DO PMBOK. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 3(2), 103–116. Recuperado a partir de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/2890

Número

Sección

Artigos