O TEMPO E O CORPO: NARRATIVAS DE PROFESSORES DO TERRITÓRIO DA GRANDE ARACAJU (1930-1961)
Keywords:
Escola Primária, Ritos, Tempo, Grande Aracaju.Abstract
O presente artigo objetivo compreender como se estabeleceram os ritos e rotinas do tempo escolar, na Escola Primária no território da Grande Aracaju, no período que compreende 1930-1961. De tal maneira, tomamos enquanto objeto de estudo os relatos orais de 17 professores (as) aposentados. Partimos dos pressupostos da História Cultural Francesa, segundo as análises de Roger Chartier (1990) e, nessa mesma direção operamos com a pesquisa bibliográfica e a metodologia da História Oral. Assim, conjecturamos que os ritos e rotinas é o resultado das determinações legais, institucionais e a atuação de sujeitos que vivenciaram e também instituíram tempos e controles na escola.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-05-25
How to Cite
Silva, R. R. do N. (2017). O TEMPO E O CORPO: NARRATIVAS DE PROFESSORES DO TERRITÓRIO DA GRANDE ARACAJU (1930-1961). Ideias E Inovação - Lato Sensu, 3(3), 21. Retrieved from https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/4367
Issue
Section
Artigos
License
A Revista Ideias & Inovação - Latu Sensu oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assim, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Revista. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.