OS EFEITOS ECONÔMICO-FINANCEIROS DA CONTROLADORIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS

Autores

  • ACSA REGINA ALVES DA COSTA UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Flavia Karla Gonçalves Santos Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Controladoria, Controller, Planejamento

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo geral demostrar como uma controladoria bem executada pode se tornar ferramenta de auxílio nas tomadas de decisões, melhorando os aspectos econômico-financeiro das empresas. Com as transformações ocorridas na economia mundial tem apresentado incertezas no mundo econômico-financeiro, afetando diretamente as empresas, assim aumentando a necessidade terem profissionais especializados. Diante disso o papel do profissional em controladoria evoluiu e hoje é de grande valia para a organização, auxiliando os gestores na administração. Foram abordados conceitos de controladoria, as suas vantagens e procedimentos, os tipos de planejamentos e suas características, como também definição e tipo de controle e suas relevâncias. A finalidade da controladoria é zelar pelo bom desempenho da empresa, desenvolver sistemas e metodologias que proponham modelos gerenciais que otimizem o desempenho das empresas por meio de seu sistema de gestão, fornecendo informações para os gestores que auxiliam na tomada de decisões. Conclui-se que a controladoria é de fundamental importância para a administração, pois, a partir dela a entidade saberá o como está seu funcionamento, podendo assim tomar decisões mais assertivas, cumprir de fato a missão estratégica da empresa, monitorar a produção e setores específicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ACSA REGINA ALVES DA COSTA, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Especialista em Finanças Corporativas, Auditoria e Controladoria pela UNIT.

Flavia Karla Gonçalves Santos, Universidade Tiradentes

Mestra em administração pela UFS; Especialista em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário pela FANESE; Especialista em Docência e Tutoria em Educação a Distância pela UNIT; Graduada em Ciências Contábeis pela UNIT.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

DA COSTA, A. R. A., & Santos, F. K. G. (2020). OS EFEITOS ECONÔMICO-FINANCEIROS DA CONTROLADORIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 6(1), 97. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/9459

Edição

Seção

Artigos