AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO: INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO OU PROTOCOLO BUROCRÁTICO?

Autores

  • Bairon Fernando Santos Cruz Especialista em Gestão de RG
  • João Mouzart de Oliveira Junior Mestre em antropologia social pela Universidade Federal de Sergipe – UFS; Doutorando no programa multidisciplinar pós-graduação em estudos étnicos e africanos – UFBA; Especialista nas áreas de: didática e metodologia do ensino superior e gestão escolar com ênfase em pedagogia empresarial; Graduado em historia, pedagogia e arqueologia.

Resumo

A sociedade hodierna pressiona insistentemente a Administração Pública para que forneça em tempo hábil soluções para os diferentes problemas que surgem de forma célere e que requer saídas que satisfaçam as necessidades das pessoas. Mas não basta apenas solucionar questões, é necessário também fornecer serviços de qualidade uma vez que os sujeitos envolvidos estão mais cientes dos seus direitos e informados a respeito dos montantes investidos nos serviços públicos que são capazes de fornecer serviços de qualidade.O presente trabalho surge com o objetivo de discutir a respeito da avaliação de desempenho no setor público e analisar se o mesmo funciona como instrumento de desenvolvimento ou protocolo burocrático. Para tanto fez-se uso de pesquisa bibliográfica com a finalidade de fornecer subsídios pertinentes para construção desta. O processo da Avaliação de Desempenho deve proporcionar aos envolvidos o desenvolvimento de habilidades e competências, estimular a criatividade e possibilitar a identificação de deficiências buscando o aprimoramento. Dessa forma constitui uma ferramenta muito importante para que as empresas possam alcançar seus objetivos. Em suma a avaliação de desempenho deve ser aplicada de modo a permitir que os resultados alcançados reflitam de maneira fidedigna a realidade da empresa, buscando não apenas a identificação de falhas, mas principalmente a valorização dos serviços desenvolvidos por seus colaboradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-06-10

Como Citar

Cruz, B. F. S., & Junior, J. M. de O. (2020). AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO: INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO OU PROTOCOLO BUROCRÁTICO?. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 5(3), 75. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/8907

Edição

Seção

Artigos