O BRINQUEDISTA: UM TÉCNICO EM BRINQUEDOTECAS NA CLÍNICA DE PSICOLOGIA
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo apresentar
a fun..o do brinquedista na Brinquedoteca
da cl.nica de Psicologia como mediador crian.as/
brinquedo, respeitando o brincar livre neste espa.o.
Embora evidente que o Brinquedista n.o .
obrigatoriamente um psic.logo, foi considerado
necess.rio um curso de extens.o, idealizado por
uma professora do curso de Psicologia da Universidade
Tiradentes-SE, para a compreens.o da
din.mica da Brinquedoteca, principalmente na
cl.nica de Psicologia, al.m de percep..o de que
este espa.o n.o . um setting terap.utico e que o
profissional brinquedista, em sua forma..o e atua..o,
n.o se confunde com a fun..o de um psicoterapeuta
infantil. Para tal, como metodologia foi
realizado revis.o bibliogr.fica, descrevendo a hist.ria
da Brinquedoteca e seus diversos tipos, bem
como a fun..o do Brinquedista neste ambiente.
Busca-se nesta oportunidade considerar que,
mesmo com a proposta do brincar livre, existem
regras que est.o nele subentendidas, e para adequ.-
lo ao contexto da Cl.nica de Psicologia se fez
necess.ria a apresenta..o de um contrato verbal
para os seus frequentadores. A Discuss.o aborda
quest.es que foram problematizadas e algumas
tentativas de compreend.-las e/ou respond.-las,
proporcionando, ent.o, certo aprofundamento a
respeito do tema, com destaque para elementos
que a literatura apresenta como essenciais neste
campo de conhecimento e de a..o.
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