AS COMPETÊNCIAS DA PSICOPEDAGOGIA NOS PROCESSOS DE ENSINO- APRENDIZAGEM SETOR DE RECURSOS HUMANOS DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO

Autores

  • Jaciara Xavier Pereira Ribeiro Mestre em Administração; Bacharel em Administração e Licenciada em Pedagogia; Gerente Administrativa da Sicoob União.
  • Fernando de Sousa Santana Doutor em Educação; Mestre em Administração; Bacharel em Administração e Ciências Contábeis e Licenciado em Pedagogia e Filosofia; Professor e Diretor da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ponte Nova.
  • Samuel Gonçalves Pinto Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil (2015); Bachaele Licnciado em Educação Física; Licenciado em Pedagogia; Coordenador e Professor do Curso de Educação Física da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ponte Nova, Brasil.
  • Daniel Pinto Neves Mestre em Educação pela Universidade de Jaén; Graduado em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Vale do Rio Verde – UNINCOR; Professor da Universidade Tiradentes – UNIT.

Resumo

A Psicopedagogia é um campo de estudo recentes, principalmente no Brasil tendo como desafio a construção da identidade do Psicopedagogo seu campo de atuação, vivenciados no cotidiano do processo de ensino- aprendizagem. Sendo assim, para a definição do problema de pesquisa levou-se em consideração a expectativa de investigar a importância da Psicopedagogia nos processos de Ensino-Aprendizagem. Tendo como objetivo geral: Apresentar conceitos importantes na área da Psicopedagogia nos processos de Ensino-aprendizagem e os objetivos específicos são: demonstrar conceitos sobre a Psicopedagogia; descrever a Psicopedagogia como uma junção da Pedagogia, Psicologia e outras Ciências; apresentar o profissional Psicopedagogo e por fim, descrever a importância do psicopedagogo no setor de Recursos Humanos das Cooperativas de Crédito. Os objetivos foram alcançados, respondendo à questão problema. Como limitação do artigo, a metodologia utilizada para pesquisa foi feita apenas revisão documental e bibliográfica, neste sentido, sugere-se a realização de novas pesquisas, desta vez de forma quantitativa ou qualitativa em ambientes escolares e também em Instituições financeiras, a exemplo das Cooperativas de Crédito, avaliando a importância da Psicopedagogia nos processos de seleção, recrutamento e integração do contratado e na gestão do conhecimento dos profissionais, na busca pelo eficiência e eficácia da organização no mercado de atuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-06-10

Como Citar

Ribeiro, J. X. P., Santana, F. de S., Pinto, S. G., & Neves, D. P. (2020). AS COMPETÊNCIAS DA PSICOPEDAGOGIA NOS PROCESSOS DE ENSINO- APRENDIZAGEM SETOR DE RECURSOS HUMANOS DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 5(3), 53. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/8906

Edição

Seção

Artigos