O DESENHO COMO INSTRUMENTO DE EMERSÃO DO INCONSCIENTE NA PSICOPEDAGOGIA

Autori

  • Ingrid Evans Mendes Trabalho de Conclusão de Curso como requisito para a obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional;
  • Tâmara Sales Doutora em Educação (UNIT), com ênfase nos transtornos de aprendizagem.

Abstract

A presente pesquisa científica aborda o desenho- -história como instrumento de emersão do inconsciente para investigação e interpretação na avaliação psicopedagógica. O desenho é cheio de simbolismos e significados o que propicia uma vasta inferência sobre o mundo interno do autor e seu desenvolvimento. Assim é realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório que se inicia com o conceito e um breve histórico de desenho. Em seguida, são apresentadas as etapas do desenvolvimento do grafismo correlacionando- as aos períodos do desenvolvimento cognitivo. Apresenta-se uma explanação acerca do auxílio das técnicas projetivas, entre outros testes durante a análise diagnóstica. É compartilhado também um estudo de caso para mostrar, na prática, o suporte dado pelas técnicas projetivas às análises, fazendo por fim, uma retrospectiva de tudo o que foi discutido ao longo do trabalho e uma reflexão sobre as possibilidades deste recurso orientar o psicopedagogo em suas formulações de hipóteses diagnósticas promovendo uma melhor definição das ferramentas a serem utilizadas no processo diagnóstico.

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Pubblicato

2019-10-01

Come citare

Mendes, I. E., & Sales, T. (2019). O DESENHO COMO INSTRUMENTO DE EMERSÃO DO INCONSCIENTE NA PSICOPEDAGOGIA. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 5(2), 55. Recuperato da https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/7910

Fascicolo

Sezione

Artigos