FORMAÇÕES INCONSOLIDADAS: PRODUÇÃO DE AREIA E TÉCNICAS DE CONTENÇÃO

Autors/ores

  • Loreta Nascimento Pereira Pós-graduanda em Engenharia de Poços de Petróleo e Gás – Universidade Tiradentes – UNIT
  • Ana Paula Silva Conceição de Santana Mestre em Engenharia de Petróleo; Professora do programa de pós-graduação em Engenharia de Poços de Petróleo e Gás da Universidade Tiradentes.

Paraules clau:

Formações não Consolidadas. Produção de Areia. Retenção de Areia.

Resum

A produção de hidrocarbonetos em formações não consolidadas tem gerado grandes problemas para a indústria petrolífera no Brasil e no mundo. A areia produzida, advinda desse tipo de formação, associada ao óleo e/ou gás causa sérios danos no poço e nos equipamentos de superfície e subsuperfície, reduzindo a sua vida útil ou até ocasionando seu abandono/paralisação. Mecanismos de controle da produção de areia têm sido utilizados para prevenir a ocorrência desse fenômeno e com isso ajudar na manutenção da estabilidade dos poços a fim de evitar gastos excessivos na produção do hidrocarboneto. Tubos ranhurados (ou rasgados), tela pré-empacotada, gravel pack e frac pack são alguns dos métodos utilizados na contenção de areia.

Descàrregues

Les dades de descàrrega encara no estan disponibles.

Publicades

2019-10-01

Com citar

Pereira, L. N., & Santana, A. P. S. C. de. (2019). FORMAÇÕES INCONSOLIDADAS: PRODUÇÃO DE AREIA E TÉCNICAS DE CONTENÇÃO. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 5(1), 103. Retrieved from https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/7093

Número

Secció

Artigos