A PERCEPÇÃO DE GESTORES ESCOLARES SOBRE AS TIC EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE ARACAJU

Autores

  • Marilia Gabriele Melo dos Santos Mestre em Educação e Licenciada em Letras pela Universidade Tiradentes – UNIT; Jornalista.
  • Jose Gomes da Silva Pós-doutor em educação pela Universidade Tiradentes – UNIT; Doutor em Educação pela Universidade de Salamanca na Espanha; Mestre em TIC’s em Educação; Pedagogo.
  • Ronaldo Nunes Linhares Pós-doutor em Educação e Comunicação pela Universidade de Aveiro/Portugal; Doutor em Ciências da Comunicação – USP; Professor titular III do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Tiradentes – UNIT; Professora da Rede Pública Estadual – SEED/SE; Coordenador do Grupo de Pesquisa “Educação, Comunicação e Sociedade”/CAPES/UNIT e do Simpósio Internacional Educação e Comunicação – SIMEDUC.

Palavras-chave:

Managers. TIC. Percepção. Escola.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as percepções dos gestores sobre o uso de Tecnologia Informação e Comunicação (TIC) nas escolas municipais de Aracaju. Para inserção das TIC é preciso uma formação contextualizada dos profissionais que fazem parte da escola, sendo aptos a reconhecer possíveis problemas e as necessidades ao uso, intensificando o papel do gestor escolar na incorporação das TIC. O estudo baseia-se em uma abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos, utilizou-se estudo de caso múltiplo. Também foram utilizadas entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados aplicado com os seis gestores da Rede Municipal de Aracaju. Os dados das entrevistas foram analisados e organizados segundo ao método de análise de conteúdo de Bardin (2011). Observamos a presença de consideráveis dificuldades dos gestores na gestão das TIC nas escolas rede municipal de Aracaju.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

Santos, M. G. M. dos, Silva, J. G. da, & Linhares, R. N. (2017). A PERCEPÇÃO DE GESTORES ESCOLARES SOBRE AS TIC EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE ARACAJU. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 4(1), 83. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/5076

Edição

Seção

Artigos