O DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO CLÍNICO: ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN

Autores

  • Diene Lôbo da Silva Diene Lôbo da Silva, acadêmica do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia da Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Psicopedagogia. Diagnóstico. Criança. Síndrome de Down.

Resumo

O presente artigo apresenta o processo do diagnóstico psicopedagógico clínico de uma criança com Síndrome de Down realizado a partir de um estágio supervisionado em Psicopedagogia Clínica nos meses de junho e julho de 2016 na Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes na cidade de Aracaju/ SE. O objetivo deste trabalho focou-se, portanto, em apresentar o Diagnóstico Psicopedagógico Clínico através de um estudo de caso, relatando o desenvolvimento da prática clínica e o procedimento diagnóstico. Para a prática clínica foram realizadas de duas a quatro sessões por semana, com duração aproximadamente de 60 minutos cada, totalizando onze sessões de atendimento clínico. A partir da análise dos dados obtidos no processo de avaliação diagnóstica observou-se que as dificuldades no desenvolvimento escolar do paciente são decorrentes da deficiência intelectual de origem genética e comorbidade de hiperatividade, bem como desencadeadas pelos fracassos no seu processo de construção do conhecimento, devido à falha na construção dos vínculos com as primeiras aprendizagens e nos obstáculos intrínsecos ao modelo de aprendizagem a que estava submetido. Portanto, concluiu-se que se faz necessário estímulos significativos e recursos pedagógicos para que se estruture novos métodos de aprendizagem que possam desenvolver melhor as habilidades cognitivas da criança atendida.

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Publicado

2018-06-04

Como Citar

Silva, D. L. da. (2018). O DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO CLÍNICO: ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 4(2), 103. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/5615

Edição

Seção

Artigos