O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REALIDADE NECESSÁRIA

Autores

  • Nereida Costa Nascimento Silva Pós-graduanda do curso Novas Tecnologias Educacionais pela Universidade Tiradentes – UNIT.

Palavras-chave:

Mudanças educacionais, novas tecnologias, processo evolutivo, processo de ensino e aprendizagem e conhecimento.

Resumo

A educação tem dado bastantes sinais de que a escola de 1960 não possui mais espaço na atual conjuntura educacional em que se encontram o Brasil e o mundo, pois havia um papel pré-estabelecido e indiscutível de que a escola era o local próprio para que se passasse conhecimento, sendo este algo pré-determinado e sob o poder único dos professores e dos gestores educacionais e escolares. Sendo assim, dentro desse processo evolutivo da educação, deparamo-nos com uma escola que passou a ser questionada e esse questionamento passou a inquietar seus atores principais, ou seja, alunos e professores que, através de batalhas e desentendimentos diários, buscam respostas para as dúvidas que surgiram em um ambiente em que só havia certezas. Para tanto, as novas tecnologias como o uso de datashows, notebooks, lousas inteligentes, como suporte de livros e cadernos dizem muito sobre a nova roupagem que faz parte do ambiente educacional atualmente. Não é uma questão de substituição, mas uma realidade de coexistência que tem se tornado cada vez mais presente e que mais do que isso, tem contribuído para uma transformação no que se conhecia como aprender e ensinar. O mesmo acontece com o uso das redes sociais como ferramentas de comunicação, de aproximação entre alunos e professores e de disseminação de um conhecimento que há muito tempo deixou de estar engessado nos livros e quadros-negros. Dessa forma, o uso das novas tecnologias no ambiente educacional aparece como o corpus da discussão que o artigo ora apresentado se compromete a fazer, trazendo à luz do conhecimento a trajetória das escolas desde meados do século XX, o surgimento da necessidade de uma renovação na educação, um comparativo das tecnologias utilizadas ontem e hoje bem como os prós e os contras do uso daquilo que é considerado como nova tecnologia dentro de sala de aula em prol de uma aprendizagem mais próxima do atual contexto de transformações educacionais que nos cerca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-25

Como Citar

Silva, N. C. N. (2017). O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REALIDADE NECESSÁRIA. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 3(3), 59. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/4370

Edição

Seção

Artigos