O TEMPO E O CORPO: NARRATIVAS DE PROFESSORES DO TERRITÓRIO DA GRANDE ARACAJU (1930-1961)

Autores

  • Rony Rei do Nascimento Silva Graduado em Serviço Social pela Universidade Tiradentes – UNIT; Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes – UNIT; Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Escola Primária, Ritos, Tempo, Grande Aracaju.

Resumo

O presente artigo objetivo compreender como se estabeleceram os ritos e rotinas do tempo escolar, na Escola Primária no território da Grande Aracaju, no período que compreende 1930-1961. De tal maneira, tomamos enquanto objeto de estudo os relatos orais de 17 professores (as) aposentados. Partimos dos pressupostos da História Cultural Francesa, segundo as análises de Roger Chartier (1990) e, nessa mesma direção operamos com a pesquisa bibliográfica e a metodologia da História Oral. Assim, conjecturamos que os ritos e rotinas é o resultado das determinações legais, institucionais e a atuação de sujeitos que vivenciaram e também instituíram tempos e controles na escola.

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Publicado

2017-05-25

Como Citar

Silva, R. R. do N. (2017). O TEMPO E O CORPO: NARRATIVAS DE PROFESSORES DO TERRITÓRIO DA GRANDE ARACAJU (1930-1961). Ideias E Inovação - Lato Sensu, 3(3), 21. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/4367

Edição

Seção

Artigos