UMA MÁQUINA CRIMINOLÓGICA: ENUNCIADOS DOS CRIMES E VISIBILIDADES DOS CRIMINOSOS NO SUDESTE DO PARANÁ (1960-1969)

Autores

  • Júlio César Franco Universidade Estadual do Centro-Oeste/Irati - Mestrando em História e Regiões.
  • Marcelo Douglas Nascimento Ribas Filho Universidade Estadual do Centro-Oeste/Irati - Mestrando em História e Regiões.
  • Hélio Sochodolak Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em História e Regiões da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/Irati)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p484-495

Palavras-chave:

Violência, processos criminais, corpo, ciência,

Resumo

Este artigo parte de questionamentos acerca de dois documentos presentes nos processos criminais do Sudeste do Paraná, especificamente de Irati e Mallet da década de 1960. Os documentos intitulados “Vida pregressa do indiciado” e “Qualificação” não eram novos nas normas do processo penal, todavia, na década de 1960 ocorreram modificações consideráveis em sua composição e objetividade. Objetivamos evidenciar, a partir do pós-estruturalismo, uma máquina criminológica que produz enunciados sobre os crimes e visibilidades dos criminosos. Tal máquina procura reconhecer a periculosidade dos sujeitos a partir do corpo, retomando reflexões da criminologia de fins do XIX e início do XX. Nesse sentido, a criminologia parece sustentar o procedimento jurídico e vice-versa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio César Franco, Universidade Estadual do Centro-Oeste/Irati - Mestrando em História e Regiões.

Mestre pelo programa de pós-graduação Mestrado em História e Regiões, linha de pesquisa Espaços de práticas e relações de poder, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2019). Graduado em História Licenciatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2016). Integrante do Núcleo de Pesquisas em História da Violência - NUHVI, seguindo a linha de pesquisa em História da Violência.

Marcelo Douglas Nascimento Ribas Filho, Universidade Estadual do Centro-Oeste/Irati - Mestrando em História e Regiões.

Graduado em História-Licenciatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Paraná (2017). Mestrando em História pela mesma instituição. Integrante do Núcleo de Pesquisas em História da Violência - NUHVI.

Hélio Sochodolak, Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em História e Regiões da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/Irati)

Hélio Sochodolak é mestre em História Social pelas Universidades Estaduais de Londrina e Maringá (2001). É doutor (2005) em História Social pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis) . Leciona na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR) desde 2003. Atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em História e Regiôes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e como professor visitante no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). No mestrado e no doutorado, desenvolveu pesquisas em história do século XIX tomando como tema o jovem Nietzsche. Atualmente pesquisa na linha "Espaçõs de práticas e relações de poder", vinculada ao PPGH da UNICENTRO. A linha "caracteriza-se pela investigação das práticas de poder a partir de uma perspectiva que concebe regiões como espaços praticados. O enfoque incide nas relações conflituosas postas por e para os sujeitos (táticas e/ou estratégicas) afrontando, mobilizando e/ou confirmando macro e micro poderes políticos, práticas e saberes de variadas ordens". Os projetos de pesquisa atuais do docente utilizam processos criminais no contexto do Sul do Paraná a partir de fins do século XIX. Trata-se de uma história da violência no Paraná no contexto da imigração eslava. Hélio foi presidente da Associação Nacional de História - Seção Paraná, no período de julho de 2008 a outubro de 2010. Foi diretor do Centro de Documentação e Memória (CEDOC) da UNICENTRO-Irati-PR durante o ano de 2012 e coordenou o Programa de Pós-graduação da UNICENTRO-PR, no biênio 2013-2014.

Downloads

Publicado

2021-10-18

Como Citar

Franco, J. C., Ribas Filho, M. D. N., & Sochodolak, H. (2021). UMA MÁQUINA CRIMINOLÓGICA: ENUNCIADOS DOS CRIMES E VISIBILIDADES DOS CRIMINOSOS NO SUDESTE DO PARANÁ (1960-1969). Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(2), 484–495. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p484-495