CONSUMO MIDIÁTICO DE JOVENS: UMA INCURSÃO NO INTERIOR SERGIPANO

Autores

  • Matheus Pereira Mattos Felizola Universidade Federal de Sergipe
  • Vitor Braga Universidade Federal de Sergipe
  • Flávio Costa Mendonça Universidade Federal de Sergipe
  • Caio Mário Guimarães Alcântara Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v8n1p107–116

Palavras-chave:

consumo cultural, consumo midiático, jovens, convergência

Resumo

A considerar um contexto de imersão entre as mídias e o cotidiano das pessoas, entender o consumo midiático dos sujeitos é uma forma de perceber os impactos e alterações promovidos pelos meios de comunicação. Com o intuito de compreender o consumo midiático de jovens da zona urbana e rural entre 18 e 24 anos num cenário de convergência com as redes sociais, foi desenvolvido o projeto “Jovens e Consumo Midiático em Tempos de Convergência: Brasil Profundo”. A pesquisa, de cariz qualitativa e de método etnográfico, foi realizada em três estados brasileiros e teve uma de suas fases desenvolvidas no município sergipano de Amparo de São Francisco, onde foram aplicadas entrevistas não estruturadas e observação participante. Constatou-se que os jovens participantes do estudo são ativos nas mídias, engajando-se principalmente através de redes sociais e aplicativos para dispositivos móveis. Além disso, possuem um forte senso de pertença ao ecúmeno, mesmo que não visualizem grandes perspectivas de vida ao permaneceram na cidade pesquisada.

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Biografias Autor

Matheus Pereira Mattos Felizola, Universidade Federal de Sergipe

Publicitário e Administrador de Empresas. Doutor em Ciências Sociais e Professor do PPGCOM e PPGCI da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Vitor Braga, Universidade Federal de Sergipe

Jornalista. Doutor em Comunicação. Professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Grupo de Pesquisa em Martketing e do Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias digitais e Sociedade (GITS).

Flávio Costa Mendonça, Universidade Federal de Sergipe

Publicitário. Mestre em Comunicação. Membro do Grupo de Pesquisa em Martketing. Mestrando em Comunicação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Caio Mário Guimarães Alcântara, Universidade de Aveiro

Doutorando em Educação pela Universidade de Aveiro. Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Tiradentes, Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, tem experiência na área de telejornalismo, assessoria de comunicação e edição de texto. É também membro do grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Sociedade (Geces/CNPq) no qual desenvolve pesquisas nas áreas de educação e tecnologias, formação de professores e avaliação, em especial avaliação como aprendizagem. Integrou a equipe do projeto de extensão Unit Notícias, telejornal laboratório do curso de Jornalismo da Universidade Tiradentes. Foi por dois anos, membro da equipe de jornalismo da TV Aperipê, onde desempenhou as funções de repórter, apresentador e editor de texto. Também participou da oficina de Comunicação e Mídia, desenvolvida pelo Instituto Luciano Barreto Júnior, como educador social. Atualmente é Full Member da Honor Society Organizatio

Publicado

2019-06-17

Como Citar

Felizola, M. P. M., Braga, V., Mendonça, F. C., & Alcântara, C. M. G. (2019). CONSUMO MIDIÁTICO DE JOVENS: UMA INCURSÃO NO INTERIOR SERGIPANO. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 8(1), 107–116. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v8n1p107–116

Edição

Secção

Artigos