A CONVENÇÃO INTERAMERICANA PARA PREVENIR, PUNIR E ERRADICAR A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, “CONVENÇÃO DE BELÉM DO PARÁ”, E A LEI MARIA DA PENHA.

Autores

  • Ludmila Aparecida Tavares Universidade Vila Velha
  • Carmen Hein de Campos Universidade de Vila Velha/ES

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v6n3p9-18

Palavras-chave:

Convenção de Belém do Pará, Direitos Humanos, Lei Maria da Penha.

Resumo

O presente trabalho tem por escopo demonstrar a relação direta entre a consolidação dos direitos humanos previstos nos tratados ratificados pelos estados americanos e as inovações alcançada pelo Sistema Interamericano para a defesa dos direitos humanos, em especial a proteção, defesa e combate à violência contra a mulher. A Convenção Interamericana para prevenir, punir e erradicar a violência contra a mulher, conhecida como “Convenção de Belém do Pará” é considerada um marco na defesa das mulheres e instrumento que impulsionou mudanças históricas perante esse problema arraigado na sociedade contemporânea brasileira. Aliada a Convenção é possível identificar a importância da denúncia, emblemático caso Maria da Penha, apresentada perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos que permitiu significativas alterações legislativas, culminando na publicação da Lei nº 11.340/06, que criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do §8º do art. 226 da Constituição Federal de 1988, da Convenção de Belém, dispondo ainda sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e alterações significativa no Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal, com o objetivo primordial de proteção as mulheres vítimas de violência familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Aparecida Tavares, Universidade Vila Velha

Servidora Pública Estadual, Professora Universitária e Mestranda em Segurança Pública pela Universidade Vila Velha - UVV.

Carmen Hein de Campos, Universidade de Vila Velha/ES

Doutora em Ciências Criminais, PUCRS. Professora do Curso de Pós-Graduação em Segurança Pública da Universidade de Vila Velha/ES

Downloads

Publicado

2018-03-12

Como Citar

Tavares, L. A., & Campos, C. H. de. (2018). A CONVENÇÃO INTERAMERICANA PARA PREVENIR, PUNIR E ERRADICAR A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, “CONVENÇÃO DE BELÉM DO PARÁ”, E A LEI MARIA DA PENHA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 6(3), 9–18. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v6n3p9-18

Edição

Seção

Artigos