Educação superior no nordeste e qualificação para o mercado de trabalho

Autores

  • Ihanmarck Damasceno dos Santos Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano – PPDRU/UNIFACS e Mestre em Química - UFBA. Superintendente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes.
  • Juliana Dias da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v3n3p63-74

Palavras-chave:

Educação Superior, Capital Social, Renda, Mercado de Trabalho

Resumo

O crescimento da economia e a expansão dos empregos gerados na primeira década do século XXI foram fundamentais para a valorização da educação superior pela sociedade brasileira como estratégia de redução da desigualdade de renda e de mobilidade social. Este artigo faz um debate da relação entre a formação de capital social, o acesso a educação superior, a função social do ensino superior privado, qualificação para o trabalho, aumento da escolaridade da população e mercado de trabalho. A partir de uma análise quantitativa, exploratória e documental tenta-se apresentar o significado social das Instituições particulares o efeito gerado pelo aumento do acesso a educação superior na região Nordeste para alguns indicadores relacionados a desenvolvimento humano, renda e entrada no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Ihanmarck Damasceno dos Santos, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano – PPDRU/UNIFACS e Mestre em Química - UFBA. Superintendente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano – PPDRU/UNIFACS e Mestre em Química - UFBA. Superintendente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes.

Publicado

2015-06-05

Como Citar

Santos, I. D. dos, & Silva, J. D. da. (2015). Educação superior no nordeste e qualificação para o mercado de trabalho. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 3(3), 63–74. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v3n3p63-74

Edição

Secção

Artigos