O miscigenado brasileiro e o assimilado australiano: discursos da etno-musicologia nas duas ex-colônias europeias.

Autores

  • Walcler de Lima Mendes Junior Faculdades Integradas Tiradentes/Fits - Instituto de tecnologia e Pesquisa /ITP

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v3n2p59-70

Palavras-chave:

Etnomusicologia, identidade, território

Resumo

O artigo aqui apresentado configura-se como uma análise etnográfica comparada dos processos de colonização e formação de identidade nacional no Brasil e na Austrália. O artigo configura-se também como resultado de minha pesquisa na Austrália junto aos departamentos de sociologia e antropologia da Universidade de Newcastle, NSW, com a colaboração dos professores Nick Higginbothan e John Maynnard. Tomo por objeto empírico a produção da música popular australiana com características étnicas no intuito de analisar certas relações entre a forma de se pensar a música popular na Austrália, em especial o Rock, o Country e o Folk de músicos aborígenes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walcler de Lima Mendes Junior, Faculdades Integradas Tiradentes/Fits - Instituto de tecnologia e Pesquisa /ITP

Professor Titular II e pesquisador do Núcleo de Pós-graduação em Ciências Sociais (NPGCS) da Faculdade Integrada Tiradentes/FITS. Pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa/ITP, vinculado à Universidade Tiradentes/UNIT. Graduado em Comunicação Social, Jornalismo, Mestre e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade federal do Rio de Janeiro. Coordenando pesquisa do Grupo de Pesquisa Nordestanças da UFAL em Projeto Universal/CNPQ intitulado;Mapeamento do Patrimônio Cultural do Agreste Alagoano;. Área de interesse em Etnomusicologia, Cinema, Antropologia da Imagem, Análise do Discurso, operando as categorias, Discurso, Imagem, Identidade, Território e Cultura. Autor do livro O Sujeito arquiautor: conflitos do discurso urbano e midiático, RJ, Editora Lamparina, 2010 . Diretor, fotógrafo e produtor de documentários etnográficos, filmes institucionais, programas jornalísticos.

Downloads

Publicado

2015-02-28

Como Citar

Mendes Junior, W. de L. (2015). O miscigenado brasileiro e o assimilado australiano: discursos da etno-musicologia nas duas ex-colônias europeias. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 3(2), 59–70. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v3n2p59-70

Edição

Seção

Artigos