Um breve ensaio da psicologia acerca do comportamento consumista na sociedade atual

Autores

  • Matheus Batalha Moreira Nery Universidade Tiradentes
  • Carla Adelle Santos Menêses Graduanda na Universidade Tiradentes
  • Thallita Katiussia Santana Torres Graduanda da Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2012v1n1p53-62

Palavras-chave:

Consumo, Sociedade, Psicologia

Resumo

Na sociedade contemporânea o consumo vem sendo visto como uma atividade complexa e o pensamento sociológico e psicológico sobre ele apresentam diversos caminhos para a investigação. O presente artigo tem o objetivo de discutir algumas das diversas relações entre consumo, cultura e sociedade, por meio de uma reflexão sobre a dimensão individual e social do consumo, bem como, o consumo como transtorno compulsivo. Para tanto, várias perspectivas conceituais serão utilizadas, de forma a apresentar um quadro ampliado das discussões sobre o assunto na psicologia, sociologia, antropologia e, a partir dessa contextualização mais vasta, alcançar uma possível categorização das dimensões sociais do consumo, de suas características e das maneiras pelas quais elas são vividas na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Batalha Moreira Nery, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tiradentes (2003), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Professor Titular da Universidade Tiradentes, instituição onde é responsável pela Coordenação de Pesquisa. Atua principalmente nos seguintes temas: políticas públicas para educação; desenvolvimento acadêmico e vida estudatil; desenvolvimento de instrumentos de gestão acadêmica; epistemologia e metodologia científica para psicologia.

Downloads

Publicado

2012-09-29

Como Citar

Nery, M. B. M., Menêses, C. A. S., & Torres, T. K. S. (2012). Um breve ensaio da psicologia acerca do comportamento consumista na sociedade atual. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 1(1), 53–62. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2012v1n1p53-62

Edição

Seção

Artigos