O ESTÁGIO CURRICULAR E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Ana Paula Miyazawa Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL
  • Jerzuí Mendes Torres Tomaz Universidade Federal de Alagoas
  • Carlos Henrique Falcão Tavares Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p679-692

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos estudantes de graduação do Curso de Enfermagem sobre as competências gerenciais desenvolvidas no estágio curricular. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa cujos sujeitos foram 19 estudantes que realizaram estágio curricular do Curso de Enfermagem em uma IES privada localizada no município de Maceió/AL. Os relatos levantados evidenciam a potencialidade do estágio no desenvolvimento de competências gerenciais necessárias à atuação do enfermeiro nos serviços de Atenção Básica. Ao se deparar com acontecimentos reais, o estagiário é impulsionado a refletir sobre as diferentes situações que se apresentam no contexto do trabalho em saúde, conduzindo-o a planejar suas ações para, apenas posteriormente, implementá-las.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ana Paula Miyazawa, Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

Enfermeira especialista em Saúde Pública, docente das disiplinas Enfermagem Comunitárie e Saúde da Família do Curso de Enfermagem.

Jerzuí Mendes Torres Tomaz, Universidade Federal de Alagoas

Jerzui Mendes Torres Tomaz é Professora Associada IV da Universidade Federal de Alagoas-UFAL, lotada no Centro de Educação-CEDU. Tem Pós-Doutorado em Psicologia na Universidade de Fortaleza-UNIFOR. É Doutora e Mestra em Letras e Linguística - UFAL. Integra o corpo docente, como professora colaboradora, do Mestrado Profissional em Ensino da Saúde MPES/FAMED. É membro do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade - LAEPCUS do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza-UNIFOR. Seus interesses de pesquisa acadêmica abrangem as interfaces entre Educação e Psicanálise, Violência de Gênero contra a Mulher, Saúde Pública e Psicanálise, Psicanálise e Arte.

Carlos Henrique Falcão Tavares, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo(1972), especialização em Psiquiatria pela Universidade Estadual de Campinas(1996), especialização em Educação Médica pela Universidade Federal de São Paulo(2005), mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade de São Paulo(1999), doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade de São Paulo(2001) e residencia-medicapela Universidade de São Paulo(1974). Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO da Universidade Federal de Alagoas, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - UFAL e do Centro Universitário CESMAC. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria. Atuando principalmente nos seguintes temas:MENARCA, ESCOLARES, PREVALÊNCIA.

Publicado

2023-12-04

Como Citar

Miyazawa, A. P., Tomaz, J. M. T. ., & Tavares, C. H. F. (2023). O ESTÁGIO CURRICULAR E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 10(1), 679–692. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p679-692