DESCOLONIZANDO O ENSINO E PESQUISA EM ARQUITETURA E URBANISMO: EXPERIÊNCIAS DE UMA DOCENTE NA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p720-734Resumo
Atualmente, na área de Arquitetura e Urbanismo, há diversos desafios que permeiam o processo de ensino aprendizagem e a formação profissional. Um deles é aproximar docentes e discentes de uma reflexão epistemológica crítica sobre a produção do espaço tal como proposta pela perspectiva decolonial. Este trabalho objetiva apresentar seis experiências de ensino e pesquisa inspiradas nesta perspectiva no âmbito do Centro Universitário de João Pessoa na Paraíba. Elas visaram dar passagens às vozes e saberes dissonantes e críticos que circulam no meio acadêmico acerca da formação do arquiteto, dos processos de homogeneização e exclusão social, das noções de identidade e patrimônio, dentre outros. Representam tentativas de construir um novo olhar sobre a realidade local e estimular o encontro dos dissensos entre diferentes sujeitos sociais no espaço da cidade.