RELAÇÕES DE PODER NO CONTEXTO DO ENFRENTAMENTO DA COVID-19

Autores

  • Isabela Silva Câncio Velloso Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carolina Caram Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cristina Nunes Vitor de Araujo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p665-678

Resumo

O presente estudo teórico busca contribuir com a discussão acerca das relações de poder que envolvem o conhecimento sobre da pandemia de COVID-19 e sua relação com estratégias de controle adotadas no âmbito do biopoder, com base no referencial de Michel Foucault. As relações de poder se desenvolveram no âmbito da anátomo-política, que abarca estratégias disciplinares sobre os corpos individuais, e no da biopolítica, das estratégias de controle da população. Sempre associado a alguma forma de saber, o exercício do poder se torna possível mediante conhecimentos que o justificam e estabelecem determinadas verdades. A pandemia de COVID-19 é um fenômeno singular de prática de produção de conhecimento, pois, pela primeira vez, esse processo foi mediado por um sistema de mídia que conecta todo o globo terrestre. No contexto das práticas de saúde, foram implantadas diferentes medidas de contenção da doença para a redução da velocidade de sua propagação, com base nos conhecimentos vigentes. Mesmo diante dos conhecimentos que se tem sobre a doença, novas realidades podem emergir quando novos saberes vierem à tona. Assim como a constituição dos saberes é dinâmica, são dinâmicas as relações de poder que se desenvolvem nas práticas de saúde para garantir a segurança da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Isabela Silva Câncio Velloso, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora da escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre e doutora em enfermagem. Enfermeira.

Cristina Nunes Vitor de Araujo, Universidade Federal da Bahia

Servidora no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgar Santos da Universidade Federal da Bahia. Mestre e doutora em enfermagem. Enfermeira.

Publicado

2023-10-29

Como Citar

Silva Câncio Velloso, I. ., Caram, C., & Nunes Vitor de Araujo, C. . (2023). RELAÇÕES DE PODER NO CONTEXTO DO ENFRENTAMENTO DA COVID-19. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 10(1), 665–678. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p665-678