CIÊNCIA, CINEMA E FICÇÃO CIENTÍFICA: DISCUSSÕES SOBRE A SÉRIE ORPHAN BLACK

Autores

  • Luisa Massarani Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) e Casa de Oswaldo Cruz (COC) - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Amanda Rezende Lopes Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p763-776

Resumo

Neste artigo, o nosso objetivo é analisar a compreensão do público acerca da ciência na série audiovisual canadense Orphan Black (2013-2017). Para isso, investigamos as resenhas disponíveis no site IMDb, que possui grande acervo de informações cinematográficas, por meio da análise de conteúdo com abordagem qualitativa. Dessa forma, verificamos que Orphan Black mobilizou interessantes debates sobre o gênero ficção científica e temas variados de ciência. Há, portanto, um espaço de discussão da agenda científica contemporânea vinculado ao entretenimento, aliado à valorização de obras identificadas como ficção científica e seus recursos cinematográficos e comunicacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Luisa Massarani, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) e Casa de Oswaldo Cruz (COC) - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) e Casa de Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Doutora em Gestão, Educação e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsa Produtividade 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). 

Amanda Rezende Lopes, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Atuou como Bolsista de Treinamento e Capacitação Técnica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) no Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Mestra em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicado

2024-01-17

Como Citar

Massarani, L., & Rezende Lopes, A. (2024). CIÊNCIA, CINEMA E FICÇÃO CIENTÍFICA: DISCUSSÕES SOBRE A SÉRIE ORPHAN BLACK. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 10(1), 763–776. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p763-776