A HISTÓRIA JUDAICA EM HOLOGRAMAS: ENSINO E EXPERIÊNCIA CULTURAL EM SMART MUSEUMS

Autores

  • Janaina Cardoso de Mello Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Estefanni Patrícia Santos Silva IFS – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p741-755

Resumo

O artigo objetiva problematizar a forma pela qual a História Judaica é apropriada e ressignificada de objetos tangíveis musealizados para representações sociais digitais nos Smarts Museums e compreender como são elaboradas as narrativas históricas associadas às expografias tecnológicas. Além da análise de referências bibliográficas e documentais, se realizou o estudo de caso do Museu do Holocausto de Illinois (EUA), exemplo de Smart Museum contemporâneo. Aliar os estudos das Ciências Humanas às inovações tecnológicas digitais em desenvolvimento pode ofertar melhores subsídios informacionais e formativos tanto aos professores de História da Educação Básica quanto aos seus alunos, enquanto sujeitos de compartilhamento e produção de conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Janaina Cardoso de Mello, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Pós-Doutoranda em Estudos Culturais (PACC-UFRJ) e Doutora em História Social (UFRJ). Professora Adjunta do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil. E-mail: janainamello.ufs@gmail.com

Estefanni Patrícia Santos Silva, IFS – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Mestra em Turismo (IFS), Graduada em História e Pedagogia (UNIT) e em Museologia (UFS). Professora do Colégio Amadeus e do Colégio Ideal, Aracaju, Sergipe, Brasil. E-mail: estefanni.p@gmail.com

Orcid: http://orcid.org/0000-0003-3695-7915

Publicado

2022-02-02

Como Citar

Cardoso de Mello, J. ., & Santos Silva, E. P. (2022). A HISTÓRIA JUDAICA EM HOLOGRAMAS: ENSINO E EXPERIÊNCIA CULTURAL EM SMART MUSEUMS. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(2), 741–755. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p741-755