A ATUAÇÃO URBANÍSTICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO COMO ELEMENTO DE PREVENÇÃO À CRIMINALIDADE

Autores

  • Adorisio Leal Andrade Universidade Vila Velha
  • Arthur de Carvalho Meirelles Neto Universidade Vila Velha
  • Pablo Silva Lira Universidade Vila Velha

Palavras-chave:

Ministério Público. Urbanismo. Prevenção. Criminalidade. Espírito Santo.

Resumo

O presente artigo tem por escopo abordar os contornos da atuação do Ministério Público na seara do urbanismo e o significado desta como prevenção à criminalidade, integrando-se à segurança pública, enfatizando o contexto de desorganização social aplicável ao Brasil e ao Estado do Espírito Santo. A pesquisa apontou os aspectos do contexto capixaba, seu processo de expansão econômico e urbano entrelaçado com as altas taxas de crimes e violências. Como resultado do trabalho destacou-se a necessidade de um enfoque complementar sobre a cultura de repressão do crime e a utilização do planejamento urbano mister de atuação criminal pelo Ministério Público como elemento essencial na implementação de políticas publicas de segurança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adorisio Leal Andrade, Universidade Vila Velha

Mestre em Segurança Pública , pela Universidade Vila Velha, possui Pós Graduação em Gestão de Entidades Sem Fins Lucrativos (2006) e Inteligência em Segurança Pública (2011), graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001) e Bacharel em Teologia - Seminário Teológico Batista do Estado do Espírito Santo (2007). Policial Civil, trabalha na Assessoria de Comunicação da instituição, Tutor da Rede Nacional de Segurança Pública desde 2007. Desenvolve pesquisa na área da Comunicação e em Políticas Públicas de Segurança.

Arthur de Carvalho Meirelles Neto, Universidade Vila Velha

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo(2000), especialização em Direito urbano e ambiental pelo Fundação Escola Superior do Ministério Público do RS(2014) e especialização em direto público e processual público pela Faculdade Cândido Mendes de Vitória(2003). Atualmente é Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo. Tem experiência na área de Direito.

Pablo Silva Lira, Universidade Vila Velha

Doutor em Geografia - PPGG/UFES, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Professor do Programa de Pós-graduação (Mestrado Profissional) em Segurança Pública da Universidade Vila Velha - UVV e Professor das Graduações de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Pedagogia e Gestão Portuária da UVV. Diretor Presidente do Instituto Jones dos Santos Neves.

Downloads

Publicado

2022-07-18

Como Citar

Andrade, A. L., Neto, A. de C. M., & Lira, P. S. (2022). A ATUAÇÃO URBANÍSTICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO COMO ELEMENTO DE PREVENÇÃO À CRIMINALIDADE. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(3), 301–312. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9352

Edição

Seção

Artigos