Paradigmas quantitativo e qualitativo no cotidiano da investigação

Autores

  • Marina Félix de Melo Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade Integrada Tiradentes (NPGCS-FITs)
  • Lorena Madruga Monteiro Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade Integrada Tiradentes (NPGCS-FITs)
  • Diego Freitas Rodrigues Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade Integrada Tiradentes (NPGCS-FITs)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2013v2n1p9-16

Palavras-chave:

Metodologia. Método Quantitativo. Método Qualitativo.

Resumo

O presente ensaio traz à discussão o emprego das metodologias qualitativa e quantitativa de análise para pesquisas na área das ciências sociais. Pontuamos alguns dos preconceitos clássicos de rejeição a um e outro paradigma, com o objetivo de desmistificar elementos de recusa e a frisar os pontos de colaboração das duas frentes metodológicas no exercício científico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Félix de Melo, Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade Integrada Tiradentes (NPGCS-FITs)

Marina Félix de Melo é Doutora em Sociologia pelo PPGS da Universidade Federal de Pernambuco, em co-tutela/sanduíche com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Portugal. Desenvolveu tese de doutorado sobre a Profissionalização nas Organizações Não-Governamentais e dissertação de mestrado (2009) sobre a Missão das ONGs. Sua graduação é em Ciências Sociais (2006), com tema de pesquisa também focado no Terceiro Setor. Atualmente, é professora Titular I da Faculdade Integrada Tiradentes (FITS) em Maceió-AL e atua no Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Sociais. É também pesquisadora colaboradora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP).

Lorena Madruga Monteiro, Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade Integrada Tiradentes (NPGCS-FITs)

Lorena Madruga Monteiro possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), mestrado e Doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora associada aos grupos de pesquisa "Ciências Sociais na América Latina" (CISOAL/UFRGS) e "Instituições Políticas e pensamento político brasileiro" (UFPEL). Tem experiência na área de Ciência Política e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia política, elites, ciências sociais, educação brasileira, intelectuais católicos, burocracia e políticas públicas. Atualmente é professora Titular I da Faculdade Integrada Tiradentes (FITS), onde atua no Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

Diego Freitas Rodrigues, Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade Integrada Tiradentes (NPGCS-FITs)

Diego Freitas Rodrigues é doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos. Professor Titular I do Núcleo de Pós Graduação em Ciências Sociais da Faculdade Integrada Tiradentes. Atua no Núcleo de Pós Graduação em Ciências Sociais - NPGCS e é Pesquisador Associado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) da Universidade Tiradentes. Áreas de interesse: Instituições e Regimes Ambientais Internacionais; Formulação de Políticas Públicas Ambientais; Implementação de Mecanismos de Compensação Ambiental; Política Comparada; Epistemologia e Metodologia Científica.

Downloads

Publicado

2013-10-21

Como Citar

Melo, M. F. de, Monteiro, L. M., & Rodrigues, D. F. (2013). Paradigmas quantitativo e qualitativo no cotidiano da investigação. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 2(1), 9–16. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2013v2n1p9-16

Edição

Seção

Artigos