PERCEPÇÃO DE COMUNIDADE E DE ELEMENTOS DE AUTOIDENTIDADE PARA MULHERES DE CLASSE MÉDIA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2020v8n3p160-172Palavras-chave:
Mulheres. Classe Média. Comunidade. Autoidentidade Feminina. Representação Social.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar algumas categorias surgidas em uma investigação sobre elementos identitários femininos e aspectos relacionados à comunidade que emergiram de um estudo com 21 mulheres de classe média. Aplicou-se um roteiro semiestruturado de entrevista. A caracterização sociodemográfica foi tratada pelo aplicativo SPSS-20 e as informações subjetivas interpretadas pela Análise de Conteúdo. Apurou-se que a idade média das participantes foi 41,7 anos; a renda média familiar de seis salários mínimos. A escolaridade variou entre superior incompleto e doutorado. As participantes estavam empregadas e os trabalhos domésticos e remunerados foram relacionados positivamente à sua identidade. Na Representação Social de Comunidade, foi ressaltado o bem estar coletivo. Como elementos identitários, as mulheres afirmaram gostar de estudar, de ler e do próprio corpo, mas o modificariam e a respeito da participação feminina na política, embora elas tenham elogiado a coragem das mulheres que exercem cargos públicos a maioria afirmou que não exerce e nem tem intenção de exercer nenhum cargo político.Downloads
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Publicado
2020-04-15
Como Citar
Correa-Cunha, E. F., Meneses, N. S., & de Souza, C. R. S. (2020). PERCEPÇÃO DE COMUNIDADE E DE ELEMENTOS DE AUTOIDENTIDADE PARA MULHERES DE CLASSE MÉDIA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 8(3), 160–172. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2020v8n3p160-172
Edição
Seção
Artigos