AÇÕES AFIRMATIVAS E DEMOCRATIZAÇÃO: O SISTEMA DE COTAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2020v8n3p249-264Palavras-chave:
Avaliação de políticas públicas, desigualdades educacionais, ações afirmativas, regressão logísticaResumo
Neste artigo iremos refletir sobre a eficácia das políticas de cotas no ensino superior brasileiro a partir da apresentação dos resultados de uma pesquisa avaliativa sobre o programa de ações afirmativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em vigor nos anos 2008-2012. Contando com uma vasta base de dados, referentes aos concursos vestibulares da UFRGS de 2004 a 2012, o presente estudo consiste em uma avaliação detalhada sobre alguns dos efeitos produzidos pelo programa em questão. Em particular, a análise visa mostrar quanto o sistema de cotas adotado pela UFRGS incrementou as oportunidades de acesso aos cursos de graduação dos estudantes pertencentes às categorias sociais para as quais se previa a reserva de vagas.Downloads
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Publicado
2020-05-27
Como Citar
Lilli, T. (2020). AÇÕES AFIRMATIVAS E DEMOCRATIZAÇÃO: O SISTEMA DE COTAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 8(3), 249–264. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2020v8n3p249-264
Edição
Seção
Artigos